Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Eletrobras inicia processo de venda de usinas termelétricas a gás para impulsionar descarbonização e sustentabilidade

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Eletrobras (ELET3; ELET6) anunciou que deu início à estruturação do processo de venda do seu portfólio de usinas termelétricas a gás. Essa medida faz parte dos esforços da empresa para atingir o seu plano de descarbonização/net zero, simplificar a sua estrutura societária e reestruturar o seu portfólio de ativos, com o intuito de fortalecer os objetivos ambientais e sociais, de acordo com um comunicado divulgado pela companhia.

A efetivação do desinvestimento dependerá da obtenção das devidas aprovações, incluindo a anuência de contrapartes, credores e órgãos reguladores. Além disso, possíveis reestruturações societárias (carve-out) também serão consideradas. O processo de venda seguirá os trâmites de aprovação de acordo com a governança interna da Eletrobras.

O portfólio de usinas termelétricas a gás da Eletrobras é composto pelas UTEs Mauá 3, Aparecida, Santa Cruz e pelo conjunto do Complexo Interior, que inclui as usinas Anamã, Caapiranga, Codajás e Anori. Além disso, estão incluídos os direitos de reversão, em 2025, do Complexo PIEs, que abrange as usinas Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui. Também faz parte desse portfólio o projeto de Rio Negro, com capacidade total de 2.059 MW (em 2025).

Leia mais  Governo não sabe o que é eficiência e quer intervir no plano de demissão voluntária da Eletrobras (ELET3)

Com a venda desse portfólio de usinas termelétricas a gás, a Eletrobras busca se alinhar às metas de descarbonização e sustentabilidade, impulsionando a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis. A companhia pretende fortalecer a sua atuação no setor de energia, concentrando-se em fontes mais sustentáveis e reduzindo a sua dependência de combustíveis fósseis.

A iniciativa de venda do portfólio de usinas termelétricas a gás representa um importante passo estratégico da Eletrobras rumo à transformação do seu mix energético e ao cumprimento das metas de sustentabilidade. Ao se desfazer desses ativos, a empresa pode direcionar seus recursos e esforços para investimentos em energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para a transição para um futuro energético mais sustentável.

Em resumo, a Eletrobras iniciou a estruturação do processo de venda do seu portfólio de usinas termelétricas a gás, como parte dos esforços para atingir metas de descarbonização, simplificar sua estrutura societária e fortalecer seus objetivos ambientais e sociais. Essa medida representa um importante passo para a empresa na transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, direcionando seus investimentos para uma matriz energética mais sustentável.

Leia mais  Eletrobras (ELET6) retira proposta de resgate de ações

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale, aéreas e bancos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia em alta junto ao desempenho positivo de Vale

Paola Rocha Schwartz

Guide Investimentos altera sua carteira de dividendos para Maio

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em alta impulsionado por VALE e Eletrobras

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: acionistas elegem novos membros do CA

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário