Continua após o anúncio
Para avaliar o consumo de motos em 2023 e celebrar o Dia do Motociclista, no próximo dia 27, a OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país, avaliou o desempenho de procura e venda de nove modelos de destaque para os amantes de duas rodas. Em 2022, segundo o IBGE, o Brasil contava com 25.746.762 unidades de motocicletas – quase o dobro da população da cidade de São Paulo.
O levantamento aponta que a Honda CG 160 Cargo é a campeã de vendas do semestre. As comercializações do modelo chegam a representar 45% de share dentre os avaliados. Em três dos cinco estados avaliados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia), a cor vermelha é a preferida dos consumidores que procuram por uma motocicleta, seguida da preta.
De acordo com o IBGE, o número de residências com motocicletas saltou de 16,8 milhões em 2019 para 18,9 milhões em 2022, o que mostra um interesse crescente por esse tipo de veículo, dadas as suas vantagens relacionadas à mobilidade e economia. O estudo da OLX traz um olhar complementar sobre as tendências de consumo em motos, com oportunidades tanto para quem anuncia quanto para quem compra.
O ranking do levantamento da OLX é dominado pelas duas rodas da Honda, que ocupam os quatro primeiros lugares dentre os itens mais vendidos:
|
Além da CG Cargo 160, a XRE e a Biz completam os modelos mais procurados no período. Em relação aos anúncios, as posições se invertem, sendo a Biz a ocupar o segundo lugar. Assim como no ranking de comercializações, a Yamaha XTZ ocupa a quinta posição nas duas listas.
|
Apesar da liderança da Honda nas vendas e modelos anunciados, é a Yamaha YBR 150 que possui o menor preço médio no primeiro semestre na plataforma (R$ 6.748). Já a Honda XRE é a moto com maior valor mediano (R$ 17.805).
|
Cores
De acordo com o estudo da OLX, a cor vermelha é a favorita dos usuários baianos, mineiros e paranaenses que procuram por motocicletas; cariocas e paulistas preferem a preta.
|
OLX lança Tabela Fipe para motos
Os usuários da OLX já contam com uma ferramenta voltada para a pesquisa de automóveis, e, pensando também no público que procura por motos, a plataforma lança a Tabela Fipe para motos.
Um dos critérios essenciais na hora de comprar ou anunciar uma moto é o preço. Criada em 1973, a Tabela Fipe, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é uma ferramenta fundamental para quem deseja comprar ou vender veículos no país.
Por meio dos dados levantados em todo o país pelo instituto, ela fornece valores de referência para os seus preços. Assim como o modelo para veículos de quatro rodas, o recurso na plataforma traz a comodidade de comparar preços por marca, ano-modelo e versão.
“Em um mercado competitivo e em constante evolução a tabela traz informações precisas e atualizadas sobre os valores praticados, possibilitando melhores negócios tanto para compra quanto para quem vende. A tabela proporciona ainda maior transparência no mercado, permitindo escolhas mais embasadas e confiabilidade”, reforça Beatriz Soares, VP de Produtos da OLX Brasil.
A Tabela Fipe é atualizada mensalmente e é amplamente utilizada como base para negociações entre compradores e vendedores, assim como pelas seguradoras e instituições financeiras, pois a Fipe também é utilizada para calcular impostos como o IPVA e para definir valores de indenização em seguros de veículos.
Como adquirir um veículo online com segurança
- Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou revendedores não autorizados;
- Tire todas as dúvidas preferencialmente pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagem, que são ambientes menos controlados;
- Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
- Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
- Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
- Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
- Vendedor e comprador devem ir junto ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório.
- Negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação.
- Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento.
- Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.