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Três investidores britânicos estão demonstrando interesse em adquirir a The Body Shop, a rede de cosméticos que está sob o controle da Natura&Co. A notícia foi divulgada pela Sky News, um dos principais canais de notícias do Reino Unido, e foi confirmada pelo Brazil Journal com fontes próximas à empresa.
Os investidores interessados são a Alteri Investors, que possui duas redes de varejo, Bensons for Beds e Missguided; e a Epiris, uma gestora de Londres que já foi proprietária da Hotter Shoes. Além dessas, a Bloomberg havia relatado algumas semanas atrás que o Elliot, um fundo de distressed que controla a rede de livrarias Waterstones, a maior do Reino Unido, também estava interessado no ativo.
De acordo com a Sky News, o Morgan Stanley está atuando como assessor da Natura&Co no processo de venda. Uma fonte próxima à companhia revelou ao Brazil Journal que, ao contrário do processo de venda da Aesop, no qual a Natura priorizou a velocidade da venda, agora a empresa não está com pressa e tem como objetivo maximizar o preço da The Body Shop.
Segundo a fonte, as três empresas britânicas avançaram para uma segunda fase nas negociações, mas não há um prazo definido para a apresentação de ofertas firmes. “Nesta fase, a administração da The Body Shop começará a se reunir com cada uma das empresas interessadas”, disse a fonte. “Esse processo pode levar meses e não há garantia de que haverá uma venda.”
A decisão da Natura&Co de estudar a venda da The Body Shop foi anunciada no final do mês passado. Nos últimos anos, a marca tem tido um impacto negativo nos resultados financeiros da Natura&Co, e a avaliação interna da empresa é que seria necessário revitalizar a marca, lançar produtos inovadores e reavaliar sua presença geográfica. A The Body Shop possui mais de 3.000 lojas, principalmente na Europa e Ásia, e todas essas mudanças demandariam investimentos substanciais e foco, algo que a Natura&Co parece não estar disposta a fazer.
Embora a Natura&Co não tenha divulgado o valor pelo qual pretende vender a The Body Shop, o Itaú BBA estima que a marca possa valer cerca de R$ 3,2 bilhões, considerando um múltiplo conservador de 6 vezes o EBITDA. Esse valor representa uma queda significativa em relação aos € 1 bilhão que a Natura&Co pagou pelo ativo em 2017, quando adquiriu a marca da L’Oréal.
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