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O fim dos carros elétricos?: Governo vai aumentar imposto sobre importação da categoria

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O governo brasileiro planeja aumentar gradualmente as alíquotas de imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in a partir de janeiro de 2024, segundo comunicado. o objetivo é desenvolver a indústria automobilística nacional e promover a descarbonização da frota brasileira.


O governo brasileiro anunciou na sexta-feira (10) sua decisão de retomar gradualmente a aplicação do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in a partir de janeiro de 2024. Essa medida visa impulsionar o desenvolvimento da indústria automobilística nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota de veículos no país e contribuir para o projeto de neoindustrialização.

Além do aumento progressivo das alíquotas, o governo também planeja estabelecer cotas iniciais para importações com isenção de impostos até 2026. A portaria que definirá a distribuição dessas cotas, com a possibilidade de atender novos importadores, será publicada em dezembro deste ano.

As porcentagens de retomada progressiva das alíquotas variarão de acordo com os níveis de eletrificação e os processos de produção de cada modelo, levando em consideração também a produção nacional. Para carros híbridos, a alíquota do imposto começará em 12% em janeiro de 2024, aumentando gradualmente para 25% em julho de 2024, 30% em julho de 2025 e atingindo 35% em julho de 2026. Para híbridos plug-in, as alíquotas serão de 12%, 20%, 28% e 35% nos mesmos períodos. Já para os veículos elétricos, as alíquotas seguirão a sequência de 10%, 18%, 25% e 35%.

Uma categoria adicional será criada para caminhões elétricos, que começarão com uma alíquota de 20% em janeiro de 2024 e atingirão 35% já em julho do mesmo ano. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a retomada da alíquota completa para caminhões elétricos será mais rápida devido à disponibilidade de produção nacional suficiente.

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As empresas terão até julho de 2026 para continuar importando com isenção até cotas de valor determinadas. Por exemplo, para modelos híbridos, as cotas serão de US$ 130 milhões até julho de 2024, US$ 97 milhões até julho de 2025 e US$ 43 milhões até julho de 2026. Para híbridos plug-in, os valores são de US$ 226 milhões, US$ 169 milhões e US$ 75 milhões nos mesmos períodos. Já para carros elétricos, os valores das cotas são de US$ 283 milhões, US$ 226 milhões e US$ 141 milhões. Os caminhões elétricos seguem um escalonamento de US$ 20 milhões, US$ 13 milhões e US$ 6 milhões.

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O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo precisa incentivar a indústria nacional a adotar tecnologias que promovam a descarbonização, estimulando investimentos na produção e manutenção de veículos mais sustentáveis. Ele destacou a importância de aumentar a eficiência energética da frota de veículos, tornar o Brasil mais competitivo internacionalmente e beneficiar o meio ambiente e a saúde da população.

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Essa decisão do governo, que estava sendo aguardada com apreensão por parte das empresas do setor, visa alinhar o país com as tendências globais de descarbonização e fomentar a produção nacional de veículos elétricos e híbridos.

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