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Natal tem pior resultado nas vendas nos últimos 3 anos

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O Natal de 2023 revela um cenário desafiador para o varejo brasileiro, com os primeiros indicadores de vendas apontando para um fim de ano decepcionante. Então, após uma Black Friday abaixo das expectativas, considerada a segunda pior da história do setor, a Serasa Experian informou que as vendas do varejo físico apresentaram uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Pior Desempenho desde 2020

Esse recuo representa o pior desempenho em termos de variação percentual desde 2020, quando as vendas sofreram uma queda significativa de 10,3%. Nos anos subsequentes, o setor experimentou crescimento modesto, com alta de 2,8% em 2021 e um avanço mais tímido de 0,4% em 2022.

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Dados e Período Analisado

Os dados divulgados pela Serasa Experian referem-se ao período de 18 a 24 de dezembro, tradicionalmente marcado pela demanda por produtos natalinos. Assim, a metodologia utiliza uma amostra das consultas realizadas pelos lojistas no banco de dados da Serasa Experian no momento da venda ao consumidor. Vale ressaltar que compras efetuadas por cartão de débito ou crédito e PIX não são consideradas nesse levantamento.

Impacto do Dia 24 e Desaceleração nas Vendas

No intervalo de 22 a 24 de dezembro, o recuo foi ainda mais pronunciado, atingindo 10,7% em comparação com os mesmos dias em 2022. Então, a coincidência do dia 24 com um domingo, caracterizado por desaceleração nas vendas nos últimos anos, pode ter influenciado negativamente nos resultados, conforme sugere a Serasa Experian.

Cenário em São Paulo e Análise Décadal

Em São Paulo, houve uma diminuição de 1,2% nas vendas na semana do Natal e uma queda mais expressiva de 9,6% de 22 a 24 de dezembro. Afinal, ao longo da década, o Brasil registrou três momentos de taxas negativas nas vendas natalinas: durante a maior recessão enfrentada em 2015 e 2016, e durante a pandemia em 2020.

Prioridade na Reestruturação Financeira

Segundo Luiz Rabo, a alta inadimplência levou os consumidores a priorizarem a reestruturação financeira, utilizando o 13º salário para o pagamento e renegociação de dívidas.

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Dessa forma, apesar das estratégias dos varejistas nas últimas semanas, o foco estava em ganhos de rentabilidade e reduções de estoques. Para muitos, o otimismo agora se volta para o próximo ano, esperando um mercado mais positivo em 2024.

Starbucks está com os dias contados no Brasil; veja quais são os motivos

Starbucks, representada pela operadora SouthRock, em recuperação judicial, anunciou hoje que encerrará seu programa de recompensas, Starbucks Rewards, no Brasil, a partir de 31 de janeiro de 2024. Além disso, a solução de pagamento via Starbucks Card e o aplicativo Starbucks Brasil também serão descontinuados.

Prazo para Ajustes Financeiros

A operadora esclareceu que todos os membros e usuários com saldo no Starbucks Card têm até o final de janeiro para quitar qualquer débito. Isso inclui as estrelas acumuladas no programa Starbucks Rewards. O resgate de produtos poderá ser feito até a data de encerramento.

Em outubro deste ano, a SouthRock, operadora da Starbucks no Brasil, solicitou recuperação judicial, e esse pedido foi aprovado recentemente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Em declaração à Reuters, a empresa enfatizou que a decisão visa proteger suas marcas, colaboradores, consumidores e lojas diante do cenário desafiador.

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Compromissos com Credores Mantidos

Apesar do processo de recuperação judicial, a SouthRock assegurou que todos os compromissos com credores terão respeito. A empresa compromete-se a seguir as etapas, determinações e prazos legais para a execução do plano de recuperação judicial, buscando manter a integridade das marcas envolvidas.

O encerramento do programa de recompensas e das soluções digitais da Starbucks levanta questionamentos sobre o impacto no mercado brasileiro. Assim, os consumidores habituados ao Starbucks Card e ao aplicativo Starbucks Brasil agora precisarão ajustar suas preferências em busca de alternativas em um ambiente já dinâmico.

A Importância do Starbucks no Brasil

Dessa forma, a Starbucks construiu uma sólida presença no Brasil, conquistando uma base de consumidores leais ao longo dos anos. Então, o encerramento dessas operações digitais pode influenciar a experiência dos clientes e gerar mudanças nos hábitos de consumo.

Portanto, o setor de cafeterias e o mercado de aplicativos de fidelidade têm sido áreas competitivas no Brasil. Afinal, o encerramento do Starbucks Rewards destaca a necessidade de adaptação das empresas às condições do mercado.


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