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Tendências para o e-commerce em 2024

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O ano de 2023 foi recheado de novidades e tendências que impactaram os negócios dos varejistas, principalmente quando analisamos o recorte do varejo digital. Há um ano, escrevi um artigo para essa coluna onde analisei as tendências que viriam a ocorrer em 2023. Naquela oportunidade, comentei muito sobre a necessidade que os consumidores estão tendo de buscar experiências que tornem a jornada de compra algo mais agradável e disse que as tecnologias iriam ditar as tendências do mercado à medida que elas evoluem. É impossível analisar como foi o ano sem mencionar a Inteligência Artificial, e a forma com que os negócios buscaram adotá-la para otimizar o relacionamento da marca com o cliente.

Para não perder o costume, é hora de pararmos para ponderar o que o e-commerce pode esperar para o ano de 2024 e quais serão os desafios e caminhos que os varejistas terão de encarar para poder contemplar as necessidades de seus clientes, que mudam de maneira frequente.

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Um dos pontos que trouxe no texto sobre 2023 dizia respeito aos canais de compra que os consumidores optavam, destacando o fato de que muitos priorizam experiências que unificam o digital e o físico. Hoje, podemos dizer que a linha que distingue esses dois pontos de contato que o cliente possui com as marcas é tênue. 

Por meio de estratégias omnichannel, que vêm sendo uma tendência cada vez mais forte com o passar do tempo, os consumidores conseguem contar com soluções tecnológicas que existem nos dois ambientes, como por exemplo, uma vitrine online em uma loja física de roupas. 

Esse é um ponto que deve ser levado em conta, afinal essa geração é composta por mais de 50 milhões de pessoas. Outro aspecto que os varejistas devem se atentar para o próximo ano é relacionado às formas de pagamento. Uma pesquisa realizada pela Worldpay destacou que as formas mais populares de pagamento, no caso o cartão de crédito e as carteiras digitais, apresentaram um crescimento de 43% e 17% respectivamente. É muito bom poder oferecer essas opções para o consumidor, porém, diversificar e oferecer um leque maior pode ser um diferencial para a marca.

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Opções como o PIX são bem-vindas aos olhos do cliente, mas além disso, tendências como o cashback também servem como grande chamariz para os negócios. É possível também que no decorrer do ano, novos métodos e bônus sejam implementados nos negócios, então é sempre bom se manter em dia quanto à frente que diz respeito às transações financeiras.

A utilização de ERPs também é tendência olhando do ponto de vista dos gestores. Poder contar com um sistema completo que otimiza a gestão do negócio pode ser a chave para começar o ano com o pé direito, uma vez que, segundo um levantamento realizado pela Gartner a produtividade de empresas que contam com tecnologias desse tipo aumenta em até 25%.

Por fim, minha aposta como a principal tendência para 2024 é o crescimento do e-commerce de forma geral. A mesma pesquisa realizada pela Worldpay, citada anteriormente, destaca que o comércio eletrônico no Brasil crescerá 57% no ano que vem. Isso só destaca a força e as oportunidades que esse recorte do varejo nacional proporciona para aqueles que desejam alcançar o sonho de empreender, sempre de maneira conjunta com os avanços tecnológicos.

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Por Daniella Doyle


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