Continua após o anúncio
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou a aprovação do pedido de registro da oferta pública de aquisição de ações emitidas pela Barinsul para o cancelamento de registro de companhia aberta. O ofício determina o registro do Banco do Estado do Rio Grande do Sul como uma companhia aberta (“OPA”).
O registro da OPA foi deferido com a adoção de um procedimento diferenciado, conforme estipulado no art. 45 da Resolução CVM nº 85. Esse procedimento consiste na dispensa da realização de leilão em ambiente de mercado organizado de valores mobiliários; dispensa da contratação de instituição intermediária; e inversão simples do quórum de 2/3. Dessa forma, o cancelamento do registro da Companhia está condicionado à não discordância de acionistas detentores de pelo menos 1/3 das ações emitidas em circulação, considerando apenas as ações qualificadas para participar da OPA.
A empresa informou que pretende divulgar o edital da Oferta Pública de Aquisição (OPA) até o dia 28 de fevereiro.
Banrisul: História e Perfil
O Banrisul, também conhecido como Banco do Estado do Rio Grande do Sul iniciou sua trajetória em 1928 como um banco público estadual do RS para prover crédito rural e hipotecas. Em seguida, ao incorporar o Banco Pelotense, passou a ser também o arrecadador dos impostos do Estado.
Além dessa aquisição, o Banrisul também incorporou o Banco Real de Pernambuco, Banco Sul do Brasil e o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (BADESUL). Também vale mencionar o crescimento com a abertura de agências em todo o Estado.
Atualmente, o Banrisul é um banco múltiplo. Então, ele oferece produtos bancários, como conta-corrente, crédito e financiamentos. Além disso, crédito direcionado para indústria, agricultura e pecuária, com objetivo de melhorar o desenvolvimento no RS.
A instituição financeira conta com agências concentradas no estado do Rio Grande do Sul, mas também em outros locais da região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.