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IA: Amazon investe US$ 2,75 bi em concorrente do chatGPT

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A Amazon está realizando seu maior investimento externo até o momento, desembolsando US$ 2,75 bilhões para aumentar sua participação na Anthropic. A Anthropic é uma startup de inteligência artificial considerada a principal concorrente da OpenAI.

A Companhia aumentou seu investimento na startup Anthropic para um total de US$ 4 bilhões, com um novo aporte de US$ 2,75 bilhões. Anteriormente, em setembro do ano passado, a Amazon já havia investido US$ 1,25 bilhão na empresa.

Com o valuation da Anthropic em US$ 18,4 bilhões, a Amazon terá uma participação minoritária na empresa e não ocupará assento no conselho. Isso contrasta com a posição da Microsoft na OpenAI. Dissidentes da OpenAI fundaram a Anthropic.

Dario Amodei, ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI, fundou a startup em 2021 em São Francisco. Ele desempenhou um papel direto no desenvolvimento das primeiras versões do GPT (Generative Pre-training Transformer), o modelo de linguagem do ChatGPT e também presente no Copilot da Microsoft.

Em 2020, devido a divergências com os controladores da OpenAI, Dario Amodei optou por deixar a empresa e fundar sua própria startup. Ele foi acompanhado por sua irmã Daniela, que ocupava o cargo de VP de segurança e política, juntamente com alguns colegas.

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Portanto, a Anthropic desenvolveu o chatbot Claude, que concorre diretamente com o ChatGPT.

Entretanto, antes dos investimentos da Amazon, a Anthropic recebeu financiamento de capital de risco, incluindo investimentos do Google, que contribuiu com US$ 2 bilhões em dinheiro e espaço em nuvem.

A Anthropic, contudo, concentra-se em atender clientes corporativos que requerem grande capacidade de processamento de dados. O chatbot Claude tem ganhado popularidade, especialmente entre empresas de serviços financeiros e jurídicos.

Objetivos e Modelos

Dario Amodei, que passou cinco anos na OpenAI, contudo, afirma que um de seus principais objetivos é desenvolver modelos de IA mais seguros e confiáveis, com menor probabilidade de fugir do controle e gerar “alucinações”.

“Nossos clientes são empresas que se preocupam se o modelo não fará nada de imprevisto.” Afirmou Amodei à Fortune em uma entrevista no ano passado.

Recentemente, a empresa lançou o Claude 3, a versão mais avançada de seu chatbot, que, em várias comparações, supera seus principais concorrentes, o GPT-4 da OpenAI e o Gemini Ultra do Google. Entre os três principais provedores de nuvem, a Amazon, proprietária da AWS, era a única que não havia realizado grandes investimentos em um “modelo fundacional” (foundation model) de inteligência artificial. Esses modelos são essenciais para desenvolver softwares e treinar aplicativos com recursos de IA.

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Analistas do setor alertam, no entanto, que se a AWS ficasse para trás, poderia perder clientes para a Microsoft ou para o Google Cloud.

A Anthropic seguirá uma relação semelhante à da OpenAI com a Microsoft, utilizando a AWS como sua principal provedora de nuvem. Além disso, empregará os chips em desenvolvimento pela Amazon para criar seus novos modelos de linguagem. A capacidade computacional é um grande desafio para as startups de IA, e para crescer, elas dependem do espaço na nuvem tanto para treinar seus modelos quanto para executá-los para os clientes.

Desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, os investimentos em IA tiveram um crescimento explosivo. De acordo com dados do PitchBook divulgados pela CNBC, houve 700 transações em 2023, totalizando US$ 29,1 bilhões.


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