Continua após o anúncio
O Tribunal de Justiça do Pará, suspendeu a liminar que permitia a Vale (VALE3) operar a Mina de Sossego, que fica localizada na cidade Canaã dos Carajás.
Em documento divulgado na segunda-feira (15), a Vale (VALE3) informou que já tomou conhecimento sobre
a decisão do TJ-PA que suspendeu a liminar que autorizava o funcionamento da Mina de Sossego, que é a segunda maior mina produtora de cobre da Vale (VALE3), produzindo 66.800 toneladas de cobre em 2023.
A Vale (VALE3), lembrou que em fevereiro de 2024, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) havia suspendido a licença de operação (LO) da mina, alegando descumprimento de condicionantes ambientais.
“Após a decisão da Secretaria do Meio Ambiente, a companhia ajuizou Tutela Provisória de Urgência, tendo o juízo de primeira instância de Canaã dos Carajás, em 24 de Fevereiro de 2024, restabelecido a vigência e validade da licença de operação”, diz a Vale (VALE3).
No dia 01 de março, o Estado interpôs recurso de agravo de instrumento para o Tribunal de Justiça do Estado do
Pará, obtendo decisão que restabelece a suspensão da LO da mina do Sossego. A empresa ainda não foi
notificada formalmente da decisão.
De acordo com a Vale (VALE3), a companhia já está adotando as medidas judiciais cabíveis para reverter esta decisão e restabelecer o pleno funcionamento de suas operações.
Sobre a Mina do Sossego
Localizada em Canaã dos Carajas, a Mina do Sossego é a segunda maior operação de cobre do Brasil, atrás apenas do Salobo, em Marabá.
A Mina do Sossego, foi a grande responsável por tirar Canaã dos Carajás do anonimato econômico, tornando o município que mais cresceu populacionalmente no Brasil entre os censos de 2000 e 2010. A mina foi a maior operação de cobre do país até 2016, quando o irmão Salobo assumiu o bastão da lucratividade em cima dessa commodity mineral.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.