Guia do Investidor
Imagem/Reprodução Baidu
Notícias

Baidu e Apple buscam parceria em Inteligência Artificial na China

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A companhia chinesa de buscas na internet Baidu vêm se movimentando para estreitar sua relação com empresas tecnológicas americanas, como a Apple e a Tesla, priorizando áreas como Inteligência Artificial (IA) e tecnologia de condução autônoma, aproveitando, inclusive as restrições da China sobre transferências de dados para o exterior, como parte de seu esforço para diversificação além dos serviços de buscas.

No ultimo dia 16, o tema Inteligência Artificial generativa foi tratado como tema-chave da teleconferência de resultados do Baidu. O CEO da companhia Robin Li citou parcerias com fornecedores de smartphones Samsung, Honor, Oppo, Vivo e Xiaomi. Essas informações foram publicadas em reportagem pelo jornal Valor Econômico.

Apple

A Baidu e a Apple estavam em negociações para colaborar no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) para dispositivos eletrônicos. No entanto, as autoridades chinesas rejeitaram a proposta devido à regulamentação que proíbe o uso de sistemas generativos de IA de empresas estrangeiras no país.

Leia mais  Nvidia supera Microsoft e Apple em valor de mercado nos EUA

As discussões indicam uma estratégia da Apple para impulsionar suas vendas no mercado chinês, onde enfrentou desafios nos últimos tempos. A Baidu, líder em IA na China, era vista como uma parceira potencialmente lucrativa para a Apple, dada sua experiência no setor.

Fundada em 2000, a Baidu inicialmente dependia fortemente de receitas publicitárias de seu serviço de busca. No entanto, nos últimos anos, a empresa tem diversificado suas operações, expandindo para serviços em nuvem e investindo em IA e condução autônoma.

No campo da IA, a Baidu também está explorando uma possível colaboração com a Tesla. O chefe do departamento de condução autônoma da empresa discutiu recentemente a possibilidade de parcerias no desenvolvimento de táxis autônomos, indicando o interesse em expandir ainda mais sua presença no setor.

Enquanto isso, no mercado de ações, o Morgan Stanley elevou sua previsão para o índice S&P 500 nos próximos 12 meses, refletindo otimismo em relação ao crescimento dos lucros das empresas listadas. Embora tenha havido incertezas, especialmente em meio à volatilidade recente do mercado, o banco de investimentos recomenda uma abordagem cautelosa, destacando oportunidades em ações cíclicas de qualidade e papéis cíclicos de crescimento, incluindo as industriais. A mudança na recomendação para “overweight” para as ações industriais sugere que o setor pode oferecer boas oportunidades de investimento, apesar do desempenho menos favorável recentemente.

Leia mais  BB está sendo preparado para privatização, sem alarde

Movimentos de Musk na China

  • Elon Musk, CEO da Tesla, direcionou esforços para o mercado chinês após queda nas vendas e participação de mercado da empresa.
  • No primeiro trimestre deste ano, a Tesla representou 7,5% das vendas de carros elétricos na China, mas enfrentou competição crescente de montadoras locais.
  • Musk revelou planos de focar na “autonomia”, indicando a intenção de introduzir sistemas de direção autônoma e semi-autônoma da Tesla no mercado chinês.
  • A empresa planejava cobrar uma mensalidade pelo serviço de direção autônoma, visando capitalizar a demanda crescente por tecnologias automotivas avançadas na China.
  • No entanto, a entrada da Tesla no mercado chinês enfrentaria desafios regulatórios e barreiras comerciais impostas pelo governo local.
  • A empresa também enfrentaria forte concorrência das montadoras chinesas, que têm investido em tecnologias de veículos elétricos e autônomos.
  • O sucesso da Tesla na China dependeria da capacidade da empresa de navegar pelo ambiente regulatório complexo e de estabelecer parcerias estratégicas no mercado chinês.
Leia mais  SenseTime: Rival chinês do ChatGPT é lançado

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Tesla transfere 11.500 BTC e gera medo sobre venda massiva

Fernando Américo

Morgan Stanley eleva a recomendação da RD Saúde

Márcia Alves

Queda das ações da Tesla: O impacto do lançamento do Robotáxi

Paola Rocha Schwartz

Tesla revela o Cybercab: o primeiro robotáxi autônomo sem pedais e volante, confira

Paola Rocha Schwartz

Morgan Stanley reclassifica ações da Usiminas com potencial de alta de 60%

Paola Rocha Schwartz

Infracommerce (IFCM3) nomeia novo CEO e avança em plano de reestruturação financeira

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário