Guia do Investidor
carros eletricos tesla
Notícias

Brasil ultrapassa Bélgica em exportação de carros chineses

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Brasil ultrapassou a Bélgica como o maior mercado de exportação para carros elétricos e híbridos chineses.

Em janeiro o Brasil assumiu o 10º lugar como o maior no mercado de exportação de carros chineses, ultrapassando a Bélgica.

De acordo com informações, o crescimento ocorreu devido a antecipação do aumento do imposto de importação no Brasil, que passou a valer para carros elétricos no início deste ano e foi elevado para os híbridos. Com o plano do governo federal, o imposto será elevado até 35% até meados de 2026 a partir de nível zero, no caso de elétricos, e de 12% no caso dos híbridos.

A exportação dos carros híbridos e elétricos tiveram um aumentos 13 maior vezes em relação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades no mês de abril, sendo o segundo mês consecutivo tornando-se o maior mercado de exportação, de acordo com dados da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA).

Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de automóveis chineses para a Rússia tiveram um aumento de 23%, chegando a 268.779 veículos. As exportações para o México e o Brasil foram de 27% e 536%, para 148.705 e 106.448, respectivamente, durante o mesmo período.

Leia mais  Os países mais afetados com um dólar forte

O Brasil também se tornou o segundo maior destino de exportação da China para todos os carros em abril, ficando atrás da Rússia, que manteve a primeira posição.

Países que registraram queda na exportação

Espanha, França, Holanda e Noruega estão entre os países que registraram as maiores quedas nas importações de veículos elétricos de passageiros fabricados na China entre janeiro e abril, de acordo com dados da CPCA.

Montadoras chinesas x Investimentos no Brasil

Algumas montadoras chinesas já começaram a elevar os investimentos para a produção local no Brasil. A BYD começou a construir um complexo fabril no país para iniciar a produção local até o final do ano ou no início de 2025, e a Great Wall Motor afirmou que sua fábrica no Brasil começaria a operar este mês.

BYD lidera buscas por carros elétricos e híbridos no 1º tri de 2024

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta os rankings dos carros elétricos e híbridos novos e usados, mais buscados pelos usuários da plataforma de janeiro a março de 2024.

Leia mais  Intenção de consumo das famílias atinge maior patamar desde o início da pandemia, segundo a CNC

De acordo com dados do Webmotors Autoinsights, entre os veículos elétricos zero quilômetro mais pesquisados no marketplace no período, dois modelos da BYD ocupam os primeiros lugares do levantamento: Dolphin (1°) e Seal (2°). Na terceira posição, aparece o GWM Ora-03.

Em relação aos seminovos, o Porsche Taycan se destaca como o elétrico usado mais procurado no primeiro trimestre deste ano, seguido por BYD Dolphin e Volvo XC40, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Já entre os híbridos zero quilômetro, a BYD surge na liderança, desta vez com o Song Plus no alto do pódio, sequenciado por Honda Civic (2°) e Audi RS 6 Avant Performance (3°). Quanto aos híbridos seminovos, o Toyota Corolla Hybrid aparece no topo da lista, à frente de Volvo XC60 e Porsche Cayenne, na segunda e terceira posição, nesta ordem.


Leia mais  Tributarista questiona eficácia da MP do Equilíbrio Fiscal
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário