Guia do Investidor
carrefour grupo big
Notícias

Carrefour aprova incorporação do Grupo BIG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os acionistas do Carrefour aprovaram a incorporação do Grupo Big, que foi adquirido em 2022.

Na terça-feira (04), os acionistas do Carrefour aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada, a incorporação do Grupo Big, que foi adquirido em 2022.

Em comunicado, foi informado que a Incorporação do Grupo Big pela Companhia ocorre no contexto de integração dos negócios após a aquisição implementada em 2022 e busca simplificar a estrutura societária e consolidar a gestão das atividades em uma única holding, o que resultará em redução de custos e de despesas operacionais, bem como maior eficiência administrativa e financeira, sem qualquer efeito econômico, uma vez que se tratava de subsidiária integral da Companhia.

De acordo com informações, o Carrefour disse que a incorporação não apresenta riscos adicionais à companhia. A varejista estima que os custos e despesas totais com a operação devem ser de R$ 250 mil.

Carrefour investe no crescimento do Sam’s Club no Brasil

Com pouco mais de três meses à frente do Varejo Carrefour Brasil e do Sam’s ClubJosé Rafael Vasquez, expressa entusiasmo com o desempenho do clube de compras. Desde que assumiu a gestão do Carrefour Brasil, licenciando o modelo de negócios da varejista americana Walmart, o Sam’s Club tornou-se uma prioridade.

Leia mais  Carrefour (CRFB3): Lucro Líquido R$ 886 mi no resultado 4T20

No primeiro trimestre deste ano, entre todos os formatos de lojas operados pelo grupo varejista no Brasil (atacarejo, hipermercado e supermercado), o Sam’s Club registrou o maior aumento nas vendas.

Ainda no primeiro trimestre, o Sam’s registrou um faturamento de R$ 1,6 bilhão. Representando, assim, um crescimento de 21,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nas mesmas lojas, houve um aumento de 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Durante esse mesmo período, as vendas do Atacadão aumentaram 6,6% no geral e 1,8% no critério de mesmas lojas. Enquanto as vendas do Carrefour apresentaram uma queda de 10,7% no geral e 1,5% nas mesmas lojas.

Apesar do notável progresso do clube de compras, sua contribuição para o total das vendas ainda é modesta. Representando apenas 6%. Contudo, as expectativas apontam para um crescimento tanto neste ano quanto nos próximos.

Atualmente, com 51 lojas distribuídas em 17 Estados, a empresa planeja expandir sua presença, inaugurando de sete a nove novos pontos de venda, principalmente na região Nordeste, onde o formato tem sido bem recebido.

“Entendemos que o Brasil tem potencial para perto de 80 a 100 clubes”, afirmou Vasquez à entrevista ao Estadão.

Experiência no comércio varejista

Com mais de 30 anos de experiência no varejo, José Rafael Vasquez retorna a duas empresas com as quais já teve vínculos. Ele iniciou sua carreira como trainee no Grupo Carrefour nos anos 1990 e posteriormente liderou o Sam’s Club por quatro anos durante a gestão do Walmart no Brasil.

Leia mais  Lucro do Carrefour (CFRB3) despenca no Resultado 2T21

José Rafael destaca as mudanças significativas na abordagem de aquisição de sócios que o clube de compras passou nos últimos dois anos. Ainda, sob a gestão do Carrefour, especialmente no ambiente digital.

Essas transformações resultaram em um marco histórico, com a bandeira alcançando três milhões de associados no mês passado. No entanto, também apontou os desafios. Ao “traduzir para o cidadão comum” o que é na prática um clube de compras e, assim, de fidelizá-lo com a marca própria.

“Hoje o Sam’s é o vetor de crescimento, é a grande aposta”, afirmou o José, complementando que o atacarejo está num momento de maturação.

“Estou muito feliz por ter voltado. O Carrefour fez um excelente trabalho com o Sam’s, que tem uma proposta de valor muito específica. É um varejista no qual é preciso se associar (pagando anuidade de R$ 75) a ele para poder comprar. Fazemos a curadoria das mercadorias para os nossos clientes, que chamamos de sócios, e as nossas lojas – o clube. Temos de 5 mil a 6 mil SKUs (tipos diferentes de produtos), enquanto num hipermercado chegamos a ter 32 mil SKUs. Isso numa loja com tamanho semelhante ao de um hipermercado (entre 5,5 mil a 6 mil metros quadrados).” Apontou Vasquez, quando questionado sobre a sensação de sua volta.

Leia mais  B3 lançará novo índice que agrega BDRs de empresas brasileiras: confira o resumo do dia

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

B3 lançará novo índice que agrega BDRs de empresas brasileiras: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Carrefour (CRFB3) reporta lucro líquido de R$ 151 mi no 2T24

Paola Rocha Schwartz

Anatel lista sites que mais vendem celulares irregulares

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado: Alta Tímida do Ibovespa e Variações Setoriais

Rodrigo Mahbub Santana

Queda da Ibov e Chambriard assume Petrobras: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Carrefour investe no crescimento do Sam’s Club no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário