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Dia dos Pais: 51% dos empreendedores estão otimistas com a data

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Para identificar a expectativa dos micro e pequenos empreendedores em relação às vendas em seus negócios para o Dia dos Pais, uma pesquisa da SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, aponta que 51% dos empreendedores em todo o país se consideram otimistas para a data comercial.

Entre os mais otimistas estão os empreendedores do Centro-Oeste. Na região, 66% declaram ter boas expectativas para a data. Em seguida, vêm os entrevistados do Nordeste (58%) e Norte (57%). O estudo ouviu 615 clientes da SumUp, distribuídos por todas as regiões, entre os dias 22 a 25 de julho de 2024, e apontou que somente 5% dos entrevistados declaram estar pessimistas com a data. Outros 44% estão neutros.

Dentre o universo de 51% dos empreendedores que declaram estar com boas expectativas, 59% deles atribuem o sentimento positivo ao fato de datas comemorativas no geral serem boas para os negócios. Enquanto isso, 18% estão animados por entender que os produtos ou serviços que vendem tem correlação direta com a data.

Ao analisar o ramo de atividade desses empreendedores, o estudo verificou que o setor de cosméticos e os focados em serviços de beleza e estética são os que mais esperam ter boas vendas no Dia dos Pais, com índices de otimismo em 75% e 61%, respectivamente.

“O otimismo dos mercados de cosméticos, beleza e estética acompanha uma tendência que ganha força no Brasil e no mundo: a preocupação dos homens com a aparência, que deve contribuir para a alta de vendas do setor no Dia dos Pais”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.

O estudo também considerou a faixa de faturamento dos negócios. O otimismo para o período foi maior em empreendimentos com receita mensal entre cinco e 10 salários mínimos, dos quais 58% consideram a data boa para as vendas. Já comércios que faturam menos de um salário-mínimo estão um pouco menos animados com a data, com índice de otimismo em 46%.

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Outro foco da pesquisa foi entender o grau de otimismo para as vendas no Dia dos Pais deste ano, em comparação ao ano passado. Dos entrevistados, 38% estão com melhores expectativas em 2024, em relação a como se sentiam na mesma data em 2023. Outros 50% aguardam vendas similares e 12% estão mais pessimistas.

Entre os empreendedores que vendem cosméticos, 56% estão mais otimistas neste ano do que em relação ao ano passado. Em seguida vêm os empreendedores com foco em vendas de roupas (47%) e serviços de beleza (44%), que acumulam mais expectativas de vendas para este ano.

O Norte é o local com mais empreendedores afirmando que estão mais otimistas para o Dia dos Pais de 2024 do que estiveram em 2023: 46% dos entrevistados da região se sentem dessa maneira. Nordeste e Centro-Oeste vêm em seguida, com índices de 43% e 40%, respectivamente.

Pessimismo

Entre os 5% dos empreendedores que declararam estar pessimistas para as vendas no Dia dos Pais, 32% deles atribuem o sentimento negativo à piora da economia, enquanto 30% afirmam que seu negócio não tem relação com a data.

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Marketing

Quando questionados, 52% dos empreendedores planejam realizar promoções ou ações especiais voltadas para o Dia dos Pais em 2024. A intenção de criar iniciativas é mais forte nas Regiões Norte e Nordeste do País, com índices positivos de 63% e 62%, respectivamente.

Analisando o segmento desses empreendedores, os que trabalham com venda de cosméticos são os que mais desejam realizar promoções: 81% dos entrevistados, seguidos pelos que vendem roupas e acessórios (69%). Por outro lado, só 17% dos profissionais de saúde pretendem fazer ações especiais pensando na data.


“Desenvolver iniciativas em segmentos que são, geralmente, mais utilizados para presentear possibilita maior competitividade para esses empreendedores. Dessa maneira eles conseguem criar iniciativas que atraiam mais consumidores”, diz a executiva.

Os entrevistados que pensam em fazer ações especiais, em sua maioria – 59% das respostas – apostarão em promoções, descontos e cupons. Brindes e ações de fidelização também são citados por 33% e 20% dos clientes da SumUp, respectivamente. Já as iniciativas de cashback, que se tornaram comuns entre grandes empresas, ainda estão no planejamento de poucos empreendedores (3%) da base da pirâmide.

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Para os 48% que preferem não realizar ações especiais, o principal motivo é a falta de capital para investir em promoções, razão escolhida por 23% dos entrevistados.


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