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Adoção do Bitcoin como pagamento cresce no Brasil

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Um dos objetivos iniciais do Bitcoin (BTC) sempre foi o de substituir as moedas fiduciárias, e embora essa transição esteja acontecendo de forma gradual, é notável que a criptomoeda seja mais frequentemente adotada como uma opção de investimento. No entanto, a utilização do Bitcoin como forma de pagamento vem crescendo, inclusive no Brasil, onde cada vez mais estabelecimentos estão aceitando a criptomoeda como uma alternativa aos métodos tradicionais.

O primeiro uso significativo do Bitcoin como forma de pagamento é lembrado pelo famoso caso do Bitcoin Pizza Day, uma data comemorada anualmente por entusiastas da criptomoeda. O dia 22 de maio de 2010 marcou a primeira transação de Bitcoin para a compra de bens físicos, quando o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10 mil BTC. Este evento se tornou um símbolo do potencial de uso do Bitcoin em transações cotidianas e também um lembrete de como o valor da criptomoeda evoluiu ao longo dos anos.

Desde aquele dia histórico, a aceitação do Bitcoin como meio de pagamento só cresceu. No Brasil, os dados do Bitcoin Map estimam que existam pelo menos 1.078 estabelecimentos que aceitam BTC como forma de pagamento. A região com maior concentração de estabelecimentos é Rolante, no Rio Grande do Sul, com impressionantes 480 pontos que aceitam Bitcoin. Em seguida, estão São Paulo (SP), com 386 estabelecimentos, e Recife (PE), com 74.

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O caso de Rolante é especialmente interessante e se destaca no cenário nacional. A cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes, conta com 209 estabelecimentos que aceitam Bitcoin, número superior ao da capital do estado, Porto Alegre, que possui 114 locais que aceitam a criptomoeda. Rolante pleiteia se tornar a capital estadual do Bitcoin, e a adoção do BTC aconteceu, em parte, como uma forma de se proteger de golpes que vinham ocorrendo na região.

A população de Rolante percebeu que aceitar o Bitcoin poderia ser um diferencial, não apenas como um meio de pagamento seguro, mas também como uma maneira de atrair turistas para a cidade. A proposta de adotar o BTC como moeda, além de combater fraudes, visa incentivar o turismo e promover a cidade como um destino inovador e favorável às criptomoedas. O BeInCrypto visitou a cidade para entender como a criptomoeda foi recebida e quais benefícios essa adoção trouxe para a comunidade local.

O incentivo ao uso do Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento está ligado ao avanço da digitalização global e ao desejo de se adaptar às mudanças tecnológicas. Diversas empresas e estabelecimentos passaram a aceitar pagamentos em BTC, motivados pela inovação e pelas vantagens trazidas pela tecnologia. Entre os exemplos de empresas que adotaram a criptomoeda está a Boali, uma franquia de alimentação saudável, que atua em mais de 19 estados do Brasil com cerca de 100 operações.

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O CEO da Boali, Rodrigo Barros, acredita que aceitar criptomoedas é estar à frente das mudanças e fazer parte do futuro dos meios de pagamento. “Com o avanço da digitalização global, sabemos que a médio e curto prazo o pagamento com criptomoedas será uma realidade, por isso queremos estar no ápice deste movimento, oferecendo aos nossos clientes as tecnologias mais eficientes e atuais do mercado”, afirmou Barros.

Para implementar o pagamento com Bitcoin, a Boali firmou uma parceria com a exchange brasileira Foxbit. A operação de pagamento é simples: o cliente, ao optar por pagar em BTC, recebe um link de pagamento que contém um QR code da carteira que receberá os fundos. O cliente lê o código usando seu dispositivo e, em seguida, a exchange atualiza o valor em Bitcoin correspondente ao montante a ser pago. Assim que a transação é confirmada, a transferência dos fundos é realizada através da Lightning Network do Bitcoin, um protocolo que permite transações rápidas e de baixo custo, ideal para pagamentos cotidianos.

A Lightning Network é uma tecnologia desenvolvida para solucionar problemas de escalabilidade do Bitcoin, permitindo transações praticamente instantâneas e com taxas muito menores do que as transações convencionais na rede Bitcoin. Isso faz com que o uso do BTC em estabelecimentos comerciais seja viável, tanto do ponto de vista dos comerciantes quanto dos consumidores, que podem contar com uma experiência mais ágil e barata.

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