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Magalu e Aliexpress? Magazine Luiza passa a vender produtos do AliExpress com promoções exclusivas

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  • O Magalu deu início, neste domingo (13), à venda de produtos do AliExpress diretamente em seu site
  • Dessa forma, oferecendo facilidades como parcelamento sem juros e promoções de lançamento
  • A parceria, no entanto, busca explorar a demanda por itens populares da linha Choice do AliExpress
  • Com a nova integração, os produtos da linha Choice do AliExpress agora aparecem diretamente nos resultados de busca do site do Magalu

O Magalu deu início, neste domingo (13), à venda de produtos do AliExpress diretamente em seu site. Dessa forma, oferecendo facilidades como parcelamento sem juros e promoções de lançamento. A parceria, no entanto, busca explorar a demanda por itens populares da linha Choice do AliExpress. Visando proporcionar uma experiência mais integrada aos consumidores brasileiros.

Em conversa com o Canaltech, Raul Jacob, diretor de marketplace do Magalu, destacou os desafios técnicos e fiscais enfrentados na concretização dessa parceria. E, explicou as vantagens de utilizar a plataforma brasileira para adquirir esses itens internacionais. Ele afirmou que, embora a entrega siga a partir da China, todos os impostos de importação já estão inclusos e declarados no momento da compra. E, dessa forma, facilitando o processo para os consumidores.

“O primeiro grande benefício é o cliente não precisar migrar de plataforma para completar a cesta dele. Com esse novo acordo estratégico com o AliExpress, a gente reforça a nossa frase que ‘tem no Magalu’. Agora, o cliente consegue não só comprar os produtos que ele já estava acostumado a comprar no Magalu, mas também um novo sortimento que agora ele pode complementar a cesta”, afirmou Raul.

Com a nova integração, os produtos da linha Choice do AliExpress agora aparecem diretamente nos resultados de busca do site do Magalu. Isso, contudo, permite que clientes brasileiros adicionem esses itens ao carrinho e realizem a compra internacional. Assim, sem precisar lidar com etapas adicionais de importação. Todas as transações já incluem tributação antecipada e seguem as normas do programa Remessa Conforme. Este, que visa garantir o despacho mais rápido dos produtos pela alfândega brasileira.

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Logística internacional

Apesar da logística internacional, o preço dos itens é exibido em reais. Embora os impostos de importação sejam aplicados no carrinho quando o valor ultrapassa US$ 50 (cerca de R$ 281). A parceria possibilita uma compra mais fluida, com entrega diretamente ao cliente e prazos definidos pelo AliExpress, conforme o CEP de destino.

Raul Jacob esclareceu que, até o momento, não há previsão de estoque nacional para os produtos Choice. Porém, ressaltou que os consumidores podem aproveitar vantagens competitivas, como promoções exclusivas e opções de parcelamento oferecidas pelo Magalu. Paralelamente, o Magalu também inaugurou uma loja própria no AliExpress, onde passou a vender bens duráveis como eletrodomésticos e móveis. Assim, cujas entregas são realizadas a partir do Brasil. Nesse caso, as condições de pagamento seguem as práticas usuais do AliExpress, mas os envios são nacionais. Assim, garantindo maior agilidade na entrega.

Desafios fiscais

Embora o Magalu e o AliExpress tenham anunciado a parceria em junho deste ano, a implementação efetiva levou mais de três meses para ser concluída. Segundo Jacob, o tempo adicional foi necessário para adaptar a plataforma brasileira às exigências técnicas e legais. Durante o processo, o Magalu também precisou se adequar às normas do programa Remessa Conforme, que estabelece critérios específicos para transações internacionais e facilita a passagem dos produtos pela alfândega.

“É a primeira vez que uma parceria desse tamanho foi feito para as duas empresas. O AliExpress funciona de forma muito mais automática. Já o Magalu precisou adaptar muita coisa. As APIs, por exemplo, não se conversavam tanto, e tudo precisou ser muito sintonizado para fazer dar certo”, explicou o diretor.

A adaptação envolveu não apenas integrações complexas de catálogo e sistemas de pagamento, mas também ajustes na logística para garantir que os itens pudessem ser entregues sem atrasos ou complicações. Jacob destacou que, apesar dos desafios, o lançamento foi considerado bem-sucedido e está alinhado às expectativas iniciais das duas empresas.

“Em alguns meses a gente conseguiu dedicar times muito funcionais para conseguir fazer essa parceria dar certo. Para mim, foi um tempo incrível de entrega”, completou Jacob.

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