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O YouTube afirmou, em um evento publicitário, que é mais assistido do que a Globo e outras quatro grandes redes de televisão no Brasil, com base em pesquisa do Kantar Ibope. Segundo o estudo Target Group Index (TGI), realizado com 24 mil brasileiros, o YouTube lidera em audiência entre adultos de 18 anos ou mais, superando as principais emissoras de TV aberta no país.
A plataforma revelou que, somente em televisores conectados à internet, é vista por 75 milhões de pessoas, enquanto as cinco principais emissoras somam 73 milhões. No entanto, Globo e Kantar Ibope contestaram a veracidade dos dados, argumentando que as informações do YouTube são declaratórias e não devem ser usadas como parâmetro para medir a audiência.
Globo questiona metodologia do YouTube
Em resposta, a Globo e o Kantar Ibope apresentaram dados que indicam que a TV linear representa 74,3% do consumo total de vídeo, enquanto plataformas online somam apenas 25,7%. A TV aberta, especificamente, ocupa 64,5% desse consumo, com a Globo sozinha capturando 35,4%.
A emissora destacou que, de acordo com dados auditados de consumo (CPV 2023), a Globo na TV aberta é 38% maior que todas as plataformas de vídeo online juntas e o dobro (120%) do YouTube. Esses dados foram levantados considerando todos os dispositivos, enquanto o YouTube apresentou números baseados apenas em declarações dos entrevistados.
YouTube amplia investimentos em conteúdo ao vivo e esportes
Durante o evento, Patrícia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, afirmou que a plataforma está democratizando o conteúdo e que o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts em vídeo para o YouTube no mundo. Ela destacou como a plataforma vem sendo integrada ao cotidiano dos brasileiros, citando exemplos de como as pessoas assistem ao YouTube em diferentes ambientes e momentos do dia.
Para ampliar ainda mais sua audiência, o YouTube investiu na transmissão ao vivo de esportes. A plataforma adquiriu os direitos de transmissão de 38 partidas do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027, em parceria com a Liga Forte União, que serão exibidas gratuitamente pela Cazé TV.
Mercado publicitário responde positivamente ao YouTube
A diretora ressaltou que todas as cotas de patrocínio para o Brasileirão já foram vendidas, com grandes marcas como Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever confirmadas como anunciantes para 2025. Ela enfatizou que o YouTube continuará a oferecer transmissões esportivas gratuitas, visando democratizar ainda mais o acesso ao futebol.
Apesar das contestações da Globo e do Kantar Ibope, o YouTube se mantém firme em seus dados e estratégias para conquistar cada vez mais espaço no mercado de conteúdo digital e audiovisual no Brasil.
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