Vazamento

Criminosos vazam 190 GB de dados da Petrobras

Grupo Everest publica arquivos roubados da estatal, levantando riscos de espionagem e prejuízos estratégicos.

petrobras 1 1
petrobras 1 1
  • Petrobras acompanha o caso e reforça monitoramento e segurança
  • O Grupo Everest vazou e publicou 190 GB de dados da Petrobras.
  • Arquivos incluem informações técnicas sensíveis que podem impactar competitividade

O Grupo Everest publicou na última terça-feira (25) 190 GB de dados roubados da Petrobras (PETR4). Os arquivos, divididos em quatro partes, já estão disponíveis para download gratuito na internet.

A invasão ocorreu por meio de credenciais comprometidas da terceirizada SA Exploration, segundo apuração do TecMundo Security.

Dados sensíveis expostos

Entre os arquivos, há coordenadas de navios, posições de nós OBN, parâmetros de movimento, profundidades, pressões, metadados de equipamentos e relatórios técnicos.

Desse modo, o grupo alerta que essas informações podem reduzir a vantagem competitiva da Petrobras, caso concorrentes as usem para replicar ou otimizar modelos operacionais.

Reação da Petrobras

A estatal informou que se trata de uma exposição não autorizada de informações de uma prestadora de serviços. Sendo assim, não compromete operações, clientes ou colaboradores.

Portanto, a empresa reforça orientações de segurança e monitoramento, acompanhando o caso junto à fornecedora.

Riscos de espionagem corporativa

Vazamentos como esse podem ser explorados na Dark Web, ampliando chances de golpes e espionagem corporativa.

Por fim, casos semelhantes já atingiram outras empresas, como o iFood, que registrou tentativas de compra de informações sigilosas em outubro.

Luiz Fernando

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.