Nova parceria

Petrobras (PETR4) fecha acordo estratégico com a Vale (VALE3) e leva diesel S10 às operações em Minas

Contrato inclui biodiesel e abre caminho para combustíveis de menor carbono.

Petrobras e Vale deixam de ser recomendadas por corretora
Petrobras e Vale deixam de ser recomendadas por corretora
  • Petrobras fornecerá diesel S10 à Vale em Minas Gerais
  • Contrato inclui biodiesel e prevê soluções de menor carbono
  • Parceria reforça estratégia de transição energética das empresas

A Petrobras (PETR4) firmou um novo contrato com a Vale (VALE3) para o fornecimento de diesel S10 destinado às operações da mineradora em Minas Gerais. O acordo amplia a relação comercial direta entre as duas companhias.

Além do suprimento regular, a parceria incorpora cláusulas voltadas à transição energética, alinhando eficiência operacional à redução gradual de emissões no setor industrial.

Combustível, biodiesel e novas soluções

O contrato prevê o fornecimento de diesel S10 com adição obrigatória de biodiesel, atualmente fixada em 15%, conforme a legislação vigente. Dessa forma, o combustível já atende aos requisitos regulatórios ambientais.

Além disso, o acordo abre espaço para o desenvolvimento de negócios de menor intensidade de carbono. Entre as alternativas avaliadas estão o diesel com maior conteúdo renovável e a eventual comercialização de HVO, combustível produzido a partir de óleos vegetais hidrogenados.

As empresas já cooperam desde 2023 em iniciativas ligadas à transição energética. Em 2024, inclusive, firmaram acordos para testes com diesel renovável e estudos envolvendo combustível marítimo com maior participação de componentes sustentáveis.

Estratégia comercial e redução de emissões

Segundo a Petrobras (PETR4), a iniciativa faz parte da estratégia de ampliar o relacionamento direto com grandes consumidores, ajustando sua logística e estrutura produtiva para diferentes composições de combustíveis.

A Vale (VALE3), por sua vez, avalia alternativas energéticas capazes de elevar a eficiência operacional e apoiar metas de redução gradual de emissões em suas operações industriais.

Com isso, a parceria reforça a convergência entre segurança energética, competitividade e transição para uma matriz mais limpa.

Luiz Fernando

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.

Graduado pela UFOP; Atua como redator realizando a cobertura sobre política, economia, empresas e investimentos.