
- Auren (AURE3) tenta destravar indenização de cerca de R$ 500 milhões
- Aneel já aprovou compensação ligada à antiga Cesp
- Companhia também acompanha regulamentação do curtailment
A Auren Energia (AURE3) afirmou que continua trabalhando para destravar a indenização de aproximadamente R$ 500 milhões relacionada à antiga Cesp. Segundo o CEO Fabio Zanfelice, a companhia aguarda a publicação do encerramento da consulta pública atualmente em análise no Ministério de Minas e Energia.
Além disso, a empresa destacou que o valor aprovado pela Aneel ainda precisará passar por atualização monetária considerando o período iniciado em 2015.
Aneel já deu decisão favorável
No ano passado, a Aneel aprovou indenização de R$ 498,8 milhões referente à base de remuneração regulatória de investimentos não amortizados da antiga Cesp.
O processo envolve ativos das usinas hidrelétricas de Jupiá, Ilha Solteira, Paraibuna e Jaguari. Além disso, a companhia acredita que a correção monetária ao longo dos últimos anos pode elevar significativamente o valor final da compensação.
Segundo a administração, a equipe regulatória segue atuando diretamente para acelerar a conclusão do processo no governo federal.
Curtailment também entra no radar
Ao mesmo tempo, a companhia acompanha outra discussão relevante para o setor elétrico: a regulamentação das indenizações ligadas ao curtailment.
Esse mecanismo envolve compensações por cortes obrigatórios de geração renovável determinados pelo sistema elétrico nacional.
Enquanto isso, investidores acompanham o potencial impacto positivo dessas discussões regulatórias sobre geração de caixa e desalavancagem da companhia nos próximos anos.