Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Qual foi o pior caso de hiperinflação da história?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na história houve um caso de hiperinflação muito grande que ocorreu em um certo país europeu. Dessa forma, esse foi considerado como sendo o pior caso já ocorrido e que superou todas as outras já conhecidas.

Assim, é muito importante estar informado e conhecer esse acontecimento tão interessante e que mexeu com os investidores. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar como esse caso aconteceu.

A maior hiperinflação da história

Embora a inflação mais conhecida da história seja considerada como sendo a da Alemanha, ela não foi a maior. Desse modo, a ocorrida na Hungria em 1946 sem dúvida foi muito mais ampla do que as outras já conhecidas.

Assim, a derrota na primeira guerra mundial deixou a Hungria com a necessidade de imprimir dinheiro para seu orçamento. O que era apenas 5 coroas em cada dólar se tornou 70.000.

Dessa maneira, o país substituiu o Kronen pelo Pengo com uma taxa de pelo menos 12.500. Cerca de 90% de toda a capacidade da indústria da Hungria ficou destruída ou mesmo danificada.

Leia mais  Instituto do Petróleo é a favor da livre formação de preço

Nesse sentido, a capacidade de produção acabou caindo bastante, e sem base de tributos, começaram a imprimir dinheiro. Com isso, a oferta aumentou consideravelmente e a moeda ficou em:

  • 25 bilhões (Pengos) em julho de 1945
  • 1.646 trilhões em janeiro de 1946
  • 65 quadrilhões (Pengo) em maio de 1946
  • 47 septilhões (Pengo) em julho de 1946

Ou seja, algo que estava custando 379 Pengo no mês de setembro, valia 72.330 em janeiro do outro ano. Enquanto que os preços se elevaram a uma taxa que chegou aos 150.000% ao dia.

Logo após, a mudança do nome do dinheiro a situação se estabilizou, mas deixou os salários dos trabalhadores mais baixos. E a produção melhorou após a substituição pelo Forint que é usado até hoje.

Portanto, a Hungria tem a maior história de hiperinflação já vista e foi muito complicado reverter essa situação.


Leia mais  Análise de resultados do Bradesco no 4T19

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Cielo Flash ou Moderninha Pro: qual escolher?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

Deixe seu comentário