Continua após o anúncio
Sem dúvida, no momento atual a dívida do Brasil está piorando devido a essa epidemia do coronavírus. Dessa forma, esse valor pode chegar na faixa dos 90% do PIB, acendendo um alerta vermelho ao país.
Assim, as incertezas continuam no mercado financeiro e serão necessárias algumas medidas para tentar resolver isso. Então vamos saber mais sobre o assunto e entender o que vem ocorrendo durante esse período.
Brasil pode apresentar dívida de 90% do seu PIB
De acordo com o Ministério da Economia a projeção é de que o PIB pode ter retração de 5%. Desse modo, a dívida bruta do país poderá subir e chegar na faixa dos 90,8% do PIB do país.
Assim, o déficit primário apresentado no Governo alcançaria o patamar dos R$ 515,5 bilhões. Somente no mês de fevereiro essa dívida ficava na faixa dos 76,5%, segundo os dados passados pelo Banco Central (BC).
De fato, espera-se que o crescimento do PIB seja zero devido a epidemia de coronavírus que atrapalhou tudo. Enquanto que o déficit primário é de pelo menos R$ 476,1 bilhões, além da dívida em 85,4% até dezembro.
Por certo, a equipe da economia já indicou que os impactos farão com que o PIB fique negativo. Pois, as projeções mudaram e o que era um grande otimismo hoje se tornou incerteza no mercado financeiro.
Em maio será realizada uma nova divulgação e isso demonstrará qual foi o real impacto dessa crise. O FMI (Fundo Monetário Internacional) já havia previsto 5,3% de baixa para o PIB do Brasil.
Enquanto que o Banco Mundial esperava 5% de diminuição durante o ano de 2020. E realmente o cenário deve ser esse mesmo, até porque a crise ainda não passou e as dúvidas continuam.
Portanto, as projeções do PIB não são muito positivas e com isso as dívidas do país podem se elevar. Nesse sentido, é importante manter a cautela no investimento em ativos, pois podem haver prejuízos.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.