Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

A “Vaca Louca” pode derrubar ações de frigoríficos?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nesta quinta-feira (23), a empresa Minerva (BEEF3) emitiu um comunicado informando que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina do Brasil para a China. Isso ocorreu após um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecido como “vaca louca”, ter sido confirmado no Pará em um animal de nove anos.

A empresa enviou amostras para um laboratório referência no Canadá, que poderá determinar se o caso é atípico, o que significa que é espontâneo e não representa um risco de disseminação no rebanho ou para os seres humanos.

A Minerva esclareceu que a suspensão das exportações é um protocolo sanitário acordado entre o MAPA e a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China. Embora as exportações para a China estejam temporariamente suspensas, a empresa continuará a atender a demanda chinesa através de suas plantas de abate no Uruguai e Argentina, sem afetar sua participação no mercado ou relacionamento com seus clientes.

Leia mais  Minerva (BEEF3) firma parceria estratégica com a NADEC para expansão no mercado do Oriente Médio e Norte da África

A Minerva também destacou que desde 2015, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) exclui a ocorrência de casos de EEB atípica para fins de reconhecimento do status oficial de risco do país. A doença pode ocorrer espontaneamente e esporadicamente em todas as populações de bovinos no mundo.

As ações vão despencar?

A suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China, que é um importante mercado para os frigoríficos brasileiros, pode afetar diretamente a receita dessas empresas e, consequentemente, seu desempenho financeiro. Isso pode levar a uma queda no preço das ações dessas empresas na bolsa de valores.

Além disso, a confirmação de um caso de vaca louca pode gerar preocupações quanto à segurança dos produtos dessas empresas e, portanto, reduzir a demanda por seus produtos tanto no mercado doméstico quanto internacional. Isso também pode afetar negativamente o desempenho financeiro das empresas e levar a uma queda no preço de suas ações.

Por fim, a divulgação de notícias negativas relacionadas à doença da vaca louca pode abalar a confiança dos investidores no setor frigorífico como um todo, o que pode levar a uma queda no preço das ações de todas as empresas desse setor na bolsa de valores.

Leia mais  Nem precisou da Vaca Louca: Minerva (BEEF3) tem prejuízo de R$ 25,7 milhões no 4T22

As ações do setor operam mistas na abertura da bolsa desta quinta-feira:

image 78

Portanto, é importante que as empresas do setor frigorífico mantenham altos padrões de segurança e qualidade em seus produtos e comuniquem efetivamente sobre medidas preventivas e de controle da doença da vaca louca para minimizar esses riscos e preservar a confiança dos investidores.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do Dia: BYD supera Tesla em vendas, Uruguai rejeita ativos da Minerva, Polícia investiga fraude no Banco do Brasil, Texaco reabre em SC e recuperação da Argentina atrai CEOs

Paola Rocha Schwartz

Marfrig anuncia rejeição do Uruguai à venda de ativos para Minerva

Paola Rocha Schwartz

Minerva firma acordo para aquisição de elétrica

Márcia Alves

Cade aprova venda de ativos da Marfrig para Minerva

Paola Rocha Schwartz

Minerva se pronuncia sobre compra de ativos no Uruguai

Márcia Alves

Impactos da demissão de Prates e mais: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário