Continua após o anúncio
A Centauro (CNTO3) é, atualmente, a maior varejista da América Latina, possui mais de 180 lojas no Brasil, está inserida no segmento esportivo (um dos que mais crescem no mundo) e nos últimos tempos tem sido alvo de análises graças às características peculiares de sua gestão.
Está entre as principais revendedoras de marcas influentes e altamente lucrativas como Nike, Puma e Timberland.
Possui ainda, as seguintes marcas próprias: Adams, Nord Outdoor, Oxer, Xseven. Abrange todo o segmento esportivo e oferece amplo leque de opções.
História da Centauro
O Grupo SBF S.A. está no mercado há 39 anos. Entretanto, só investiu em seu potencial da forma como conhecemos hoje, a partir de 2003, quando passou a replicar o conceito de megalojas em suas unidades.
Com o passar do tempo tornou-se referência no comércio online como uma pioneira. Está dentre as primeiras organizações brasileiras a adotarem o novo mecanismo antes de 2005.
Seu crescimento orgânico e acelerado ganhou visibilidade e a empresa passou a se comportar de maneira ativa em relação às demandas do mercado.
Entretanto, já em 2016, surge a necessidade de mudanças em seu sistema, e é quando passa a integrar lojas físicas e digitais, o que otimiza o processo de vendas. O impacto foi muito grande e o marketplace surge como um potencializador.
Até então, as coisas pareciam caminhar bem. No entanto, com tamanha velocidade em seus avanços, a companhia surge altamente alavancada e simultaneamente se vê dividindo o espaço de e-commerce com empresas de renome, como a Netshoes.
Em busca de melhorias, a organização passa a investir no modelo G5 – que incorpora as unidades físicas com sistemas digitais (uma tendência de futuro).
Seu IPO é recente, tendo sido feito em 2019, e logo no início prospectou grande contingente acionário. A companhia usou a captação de recursos inicial com a venda de ações para reinvestir em sua estrutura. Desde então, suas ações apresentam volatilidade de preço.
Desempenho na pandemia
A empresa, em seu ultimo relatório, apresentou prejuízo considerável. Sua Receita Líquida decresceu fortemente e suas Despesas Operacionais ajustadas também apresentaram uma leve redução.
Enquanto isso, sua dívida líquida ainda gira em torno de 0,79 vezes o seu patrimônio. Algo para se ficar de olho!
A empresa de crescimento apresentava lucro antes da pandemia, mas seus números não costumavam ser extravagantes. Portanto, Não apresenta lucro consistente, mas cabe ressaltar que está nos seus anos iniciais em bolsa e manifesta um perfil ousado e imperativo.
Vale a pena investir?
Naturalmente, os investidores visam a diversificação de suas carteiras a fim de reduzir o risco sistemático. Logo, algum risco pode ser desejável quando bem assistido e justificável.
Recentemente a Centauro comprou a exclusividade de representação da Nike no Brasil, o que lhe atribui grande vantagem competitiva em relação às demais empresas da área. A companhia ainda busca meios de conquistar a confiança do público ao mesmo tempo em que vem diminuindo custos e abusando de estratégias para se reerguer com foco em digitalização e inovação.
Visto isso, vale a pena aguardar como espectador os desdobramentos das decisões da Centauro. Dessa forma, o investidor se baseará na melhor decisão para si de maneira consciente e mais assertiva.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.