Guia do Investidor
Pagamentos com Bitcoin Compra Lojas
Criptomoedas

Adoção do Bitcoin como pagamento cresce no Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Um dos objetivos iniciais do Bitcoin (BTC) sempre foi o de substituir as moedas fiduciárias, e embora essa transição esteja acontecendo de forma gradual, é notável que a criptomoeda seja mais frequentemente adotada como uma opção de investimento. No entanto, a utilização do Bitcoin como forma de pagamento vem crescendo, inclusive no Brasil, onde cada vez mais estabelecimentos estão aceitando a criptomoeda como uma alternativa aos métodos tradicionais.

O primeiro uso significativo do Bitcoin como forma de pagamento é lembrado pelo famoso caso do Bitcoin Pizza Day, uma data comemorada anualmente por entusiastas da criptomoeda. O dia 22 de maio de 2010 marcou a primeira transação de Bitcoin para a compra de bens físicos, quando o programador Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10 mil BTC. Este evento se tornou um símbolo do potencial de uso do Bitcoin em transações cotidianas e também um lembrete de como o valor da criptomoeda evoluiu ao longo dos anos.

Desde aquele dia histórico, a aceitação do Bitcoin como meio de pagamento só cresceu. No Brasil, os dados do Bitcoin Map estimam que existam pelo menos 1.078 estabelecimentos que aceitam BTC como forma de pagamento. A região com maior concentração de estabelecimentos é Rolante, no Rio Grande do Sul, com impressionantes 480 pontos que aceitam Bitcoin. Em seguida, estão São Paulo (SP), com 386 estabelecimentos, e Recife (PE), com 74.

Leia mais  Binance libera nova ferramenta para testes de negociações de criptomoedas

O caso de Rolante é especialmente interessante e se destaca no cenário nacional. A cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes, conta com 209 estabelecimentos que aceitam Bitcoin, número superior ao da capital do estado, Porto Alegre, que possui 114 locais que aceitam a criptomoeda. Rolante pleiteia se tornar a capital estadual do Bitcoin, e a adoção do BTC aconteceu, em parte, como uma forma de se proteger de golpes que vinham ocorrendo na região.

A população de Rolante percebeu que aceitar o Bitcoin poderia ser um diferencial, não apenas como um meio de pagamento seguro, mas também como uma maneira de atrair turistas para a cidade. A proposta de adotar o BTC como moeda, além de combater fraudes, visa incentivar o turismo e promover a cidade como um destino inovador e favorável às criptomoedas. O BeInCrypto visitou a cidade para entender como a criptomoeda foi recebida e quais benefícios essa adoção trouxe para a comunidade local.

O incentivo ao uso do Bitcoin e outras criptomoedas como forma de pagamento está ligado ao avanço da digitalização global e ao desejo de se adaptar às mudanças tecnológicas. Diversas empresas e estabelecimentos passaram a aceitar pagamentos em BTC, motivados pela inovação e pelas vantagens trazidas pela tecnologia. Entre os exemplos de empresas que adotaram a criptomoeda está a Boali, uma franquia de alimentação saudável, que atua em mais de 19 estados do Brasil com cerca de 100 operações.

Leia mais  Gol recebe autorização judicial para investigar Latam por aproveitamento de crise

O CEO da Boali, Rodrigo Barros, acredita que aceitar criptomoedas é estar à frente das mudanças e fazer parte do futuro dos meios de pagamento. “Com o avanço da digitalização global, sabemos que a médio e curto prazo o pagamento com criptomoedas será uma realidade, por isso queremos estar no ápice deste movimento, oferecendo aos nossos clientes as tecnologias mais eficientes e atuais do mercado”, afirmou Barros.

Para implementar o pagamento com Bitcoin, a Boali firmou uma parceria com a exchange brasileira Foxbit. A operação de pagamento é simples: o cliente, ao optar por pagar em BTC, recebe um link de pagamento que contém um QR code da carteira que receberá os fundos. O cliente lê o código usando seu dispositivo e, em seguida, a exchange atualiza o valor em Bitcoin correspondente ao montante a ser pago. Assim que a transação é confirmada, a transferência dos fundos é realizada através da Lightning Network do Bitcoin, um protocolo que permite transações rápidas e de baixo custo, ideal para pagamentos cotidianos.

A Lightning Network é uma tecnologia desenvolvida para solucionar problemas de escalabilidade do Bitcoin, permitindo transações praticamente instantâneas e com taxas muito menores do que as transações convencionais na rede Bitcoin. Isso faz com que o uso do BTC em estabelecimentos comerciais seja viável, tanto do ponto de vista dos comerciantes quanto dos consumidores, que podem contar com uma experiência mais ágil e barata.

Leia mais  Café e sobremesa aumentam em 36% gastos dos trabalhadores

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Halving do Bitcoin 2024: como o mercado passou por esse evento

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Deixe seu comentário