Continua após o anúncio
O AgroGalaxy, um dos maiores grupos varejistas de insumos e serviços voltados ao agronegócio, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade 2022, em que aponta todos os resultados obtidos no ano passado e as novas metas ESG para 2023. O intuito da companhia é reforçar seu modelo de negócio, que é o de gerar cada vez mais valor compartilhado para uma produção agrícola rentável e em harmonia com o meio ambiente e as comunidades.
Como compromissos assumidos até o fim deste ano, o AgroGalaxy pretende:
- Aumentar o faturamento com bioinsumos para R$ 320 milhões, representando um crescimento de 40% em relação à 2022;
- Reduzir em 25% a comercialização de produtos autorizados no Brasil, porém considerados como altamente perigosos pela OMS, e zerar sua comercialização até 2025;
- Aprimorar o geomonitoramento das propriedades dos clientes, com foco em biomas prioritários: Amazônia Legal (85%) e Cerrado (50%) em 2023 e 100% dos biomas até 2025;
- Lançar e implantar o Programa de Carbono para os clientes;
- Treinar 80% dos colaboradores em conteúdo ESG;
- Alcançar 17% de mulheres em posição de liderança.
“Metas ambientais, sociais e de governança continuam parte da estratégia do AgroGalaxy em 2023. Vamos ampliar nossas iniciativas para gerar mais sinergia de tecnologias para uma agricultura de alto desempenho, máxima produtividade, maior rentabilidade e menor impacto ambiental. Além disso, continuaremos com nossos incentivos de projetos por meio do Instituto AgroGalaxy, o programa de diversidade e inclusão e fortalecimento da integridade no ambiente de negócio”, afirma Sheilla Albuquerque, CEO do AgroGalaxy.
As iniciativas prioritárias ESG para o ano de 2023 foram elaboradas para contribuir com a estratégica do AgroGalaxy de se fortalecer como agente relevante no combate às mudanças climáticas, com engajamento com toda a cadeia do agronegócio (indústria, tradings, produtores, fornecedores, sociedade civil organizada, academia e mercado financeiro).
100% das metas atingidas em 2022
Em 2022, a companhia alcançou todas as suas metas estabelecidas em ESG, incluindo um aumento de 44% no faturamento de bioinsumos, representando 7% da receita de insumos do ano. “O AgroGalaxy se consolida como a principal empresa do varejo de insumos agrícolas ao prover soluções biorracionais ou regenerativas no mercado brasileiro”, comenta Marcelo Zanchi, diretor de Soluções Agronômicas e P&D do AgroGalaxy.
Para o executivo, o grande diferencial do AgroGalaxy são as soluções desenvolvidas e que resultam em Protocolos Técnicos (PTAs), orientados aos Consultores Técnicos de Vendas (CTVs) para a oferta dos produtos mais adequados à cada cultura e região. “São mais de 200 PTAs homologados com manejos para lavouras como soja, milho, trigo, café, feijão, mandioca, algodão e amendoim. A eficácia dos PTAs é testada em campo e permite comparação de produtividade, com foco na segurança e assertividade das recomendações”, explica.
De acordo com Mônica Alcantara, head de ESG do Agrogalaxy, as mudanças climáticas também entraram como temática relevante em 2022. “Celebramos a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, inédito entre as empresas de varejo de insumos agrícolas, e o alcance de score B no ranking Carbon Disclousure Project (CDPe avançamos em ‘nosso compromisso de promover o combate ao desmatamento nas cadeias agrícolas”, informa.
No pilar social, a executiva conta que o Instituto AgroGalaxy permanecerá como um catalisador de ideias e projetos com foco em Educação e Inovação para o desenvolvimento sustentável no Agro — em 2022, foi destinado aproximadamente R$1,2 milhão em incentivos para projetos e pesquisas. “Nessa jornada de transformação, acreditamos no protagonismo social e econômico dos empreendedores, agricultores e trabalhadores rurais, mostrando o agronegócio como ambiente fértil para crescimento e sucesso das pessoas e das organizações das quais fazem parte”, afirma Mônica.
A versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2022 do AgroGalaxy pode ser acessada neste link.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.