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A rede varejista de pet shops Petz está próxima de fazer seu lançamento de IPO (Oferta Pública Inicial de ações) com data prevista para o dia 11 de setembro. Ela será vendida sob o ticker “PETZ3” no segmento Novo Mercado da B3.
Sendo assim, com base no prospecto preliminar, é importante os investidores avaliarem as opiniões de especialistas e dados da companhia para melhor tomada de decisão.
Por conta disso, neste artigo veremos algumas informações sobre a rede varejista Petz para compreender melhor o processo de IPO e agregar informação aos investidores.
Vale mencionar que atualmente a operação está em período de reservas, cujo início foi 26 de agosto e término em 08 de setembro.
Dados sobre IPO DA Petz (PETZ3)
Em primeiro lugar, a oferta inicial total será de 163.265.306 ações ordinárias, sendo que dessas, a Petz divide em três origens:
- 24.489.796 novas ações emitidas pela companhia;
- 114.285.714 ações de titularidade do Acionista Vendedor Fundo de Investimento;
- 24.489.796 ações de titularidade do Acionista Vendedor Pessoa Física.
Em outras palavras, o Acionista Vendedor Fundo de Investimento se trata da gestora de fundos controladora da Petz, Warburg Pincus LLC. Da mesma forma, o Acionista Vendedor Pessoa Física, diz respeito ao fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman.
Além disso, sobre a oferta, ela pode ser acrescida de 20% da oferta inicial total por ações de lote adicional e ainda, mais 15% da oferta inicial em lote suplementar. Vale dizer que os lotes adicionais são ambos de titularidade da Walburg Pincus.
Ademais, a faixa preço das ações da Petz ficou entre R$ 12,25 e 15,25, sendo que o preço final será definido em 9 de setembro.
Sendo assim, considerando o preço médio dessa faixa, R$ 13,75 por ação, a empresa pode levantar ao todo R$ 2,1 bilhões e desse valor, R$ 336,7 milhões com a emissão de novas ações.
Com o valor das novas ações, a Petz pretende investir em abertura de novas lojas e hospitais, além de tecnologias e meio digital sob estratégias omnichannel.
Breve história da Petz e números recentes
A princípio, a empresa foi fundada em 2002 sob o nome Pet Center Marginal, como uma pequena loja na Marginal Tietê em São Paulo. A ideia era se tornar uma rede de lojas especializadas em animais de estimação, oferecendo além de produtos, serviços e eventos.
Ao passo que houve a expansão, em 2013, a Private Equity Warburg Pincus, por meio do fundo WP XI A Participações Multiestratégia fez aquisição de parte da empresa, injetando capital para viabilizar expansão.
Anos mais tarde, a marca fez o reposicionamento sob o nome Petz com megalojas oferecendo uma gama de produtos e serviços.
Em suma, atualmente a estrutura é composta ao todo por 110 lojas, divididas em 99 lojas padrão e 11 lojas conveniência. Além disso, os hospitais estão disponíveis em sua maioria em lojas padrão, sendo que, alguns funcionam no modelo 24 horas.
Por fim, as lojas são distribuídas por todo Sul e Sudeste e alguns estados do Nordeste do Brasil, com concentração sobretudo em São Paulo.
A respeito dos números da companhia, o prospecto apresenta os seguintes dados:
- Receita Bruta de Vendas: R$ 731,6 milhões para 1S20. R$ 535,8 milhões para 1S19, variação de 36,6%.
- Ebitda: R$ 123,6 milhões para 1S20. R$ 77,6 milhões para 1S19, variação de 59,3%.
- Ebitda Ajustado: R$ 66,9 milhões para 1S20. R$ 40,7 milhões para 1S19, variação de 64,2%.
- Lucro Líquido: R$ 22,1 milhões para 1S20. R$ 3,1 milhões para 1S19, variação de 619,6%.
- Dívida Líquida: R$ 276,6 milhões para 1S20. R$ 229,2 milhões para 1S19, variação de 20,7%.
Para acessar prospecto na íntegra, acesse aqui.
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