Guia do Investidor
azulzinha da caixa
Avaliação de maquininhas de cartão

Azulzinha da Caixa: Saiba tudo sobre a nova Maquininha de Cartão

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Azulzinha da Caixa oferece, dentre os principais produtos e serviços, a nova Maquininha de Cartão da Caixa. Essa maquininha se destaca por aceitar mais de quarenta bandeiras nacionais, internacionais, regionais e vouchers.

Além disso, a azulzinha da Caixa traz diversas ferramentas para facilitar os negócios das empresas clientes que sejam pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal. Ou seja, apresenta uma solução completa para o empreendedor, como:

  • Maquininhas de Cartão;
  • Plataforma de Vendas Online;
  • Gestão do seu negócio;
  • Portal de Controle de Vendas;
  • Serviço de antecipação de vendas;
  • Recarga de Celular
  • Ainda mais, um Portal do Cliente com diversas funcionalidades para organizar seu negócio.
Azulzinha da Caixa
Azulzinha da Caixa

Como surgiu a azulzinha da Caixa?

A azulzinha da Caixa é o novo serviço da CEF para trazer mais comodidade para ao empreendedor e também para ampliar suas formas de venda.

Sobretudo, ela foi criada pela Fiserv, Inc (NASDAQ: FISV) uma das maiores empresas do mundo no setor de pagamentos e tecnologia de serviços financeiros. Assim, em uma parceria com a Caixa Cartões Holging S.A., empresa subsidiária da Caixa, criaram a azulzinha da Caixa. Nesse sentido, pretendem fortalecer as estratégias dos negócios das empresas no segmento do varejo.

Contudo, a parceria trará aos clientes Caixa modernidade, mobilidade e tecnologia, conforme as necessidades de cada negócio.

azulzinha da Caixa

Azulzinha: a maquininha da Caixa

Existem duas opções de maquininhas da azulzinha da Caixa: azulzinha pro e azulzinha TEF. Sobretudo, as diferenças caracterizam-se pelo volume de transações comerciais da empresa.

Antes de tudo, vale ressaltar que todas as maquininhas de cartão da Caixa têm as funções débito e crédito. Além disso, em todas opções de pagamento, são mais de 40 opções de bandeiras e vouchers.

azulzinha da caixa

azulzinha pro

Em síntese, a azulzinha pro é uma maquininha sem fio, facilitando as transações dos empreendedores, tendo em vista a praticidade, rapidez nas vendas e mobilidade. Ou seja, ela é ótima para quem necessita levar a maquininha até o cliente. Como, por exemplo, em serviços delivery e quando o comércio estiver em horários mais movimentados, com pico de número de clientes.

Dessa maneira, as principais vantagens da azulzinha pro são:

  • pagamento com tecnologia NFC (pagamentos por aproximação);
  • negócios que precisam levar a maquininha até seus clientes;
  • conexão Wi-fi e 3G;
  • mais de 40 bandeiras;
  • bateria de longa duração.
azulzinha da caixa

azulzinha TEF

Ao passo que a azulzinha TEF é mais robusta, ideal para negócios com maior volume em vendas com cartão. Assim, traz facilidades para comércios como postos de combustíveis, lojas de departamentos, drogarias, supermercados, padarias, dentre outros.

Portanto, a principal vantagem é que a azulzinha TEF é a possibilidade de integrar as vendas automaticamente ao sistema de automação das empresas. Em resultado, tornam as vendas mais seguras e, sobremaneira, resulta em agilidade nos atendimentos aos clientes. Ou seja, uma gestão eficiente aos negócios, evitando até mesmo aquelas filas de espera dos clientes.

azulzinha da caixa

Em síntese, as principais vantagens da azulzinha TEF são:

  • aceita mais de 250 bandeiras e vouchers, isso pode aumentar muito as vendas;
  • conciliação automática das vendas;
  • rapidez no atendimento ao cliente;
  • eficiência na gestão do negócio;
  • fácil instalação;
  • facilidade na integração com automações comerciais;
  • conexão USB e Serial;
  • transferência eletrônica de fundos (TEF).

Vendas online

Para modernizar os negócios e entrar de vez na era digital, a azulzinha da Caixa também oferece serviços de vendas online.

Assim, a Caixa apresenta soluções digitais seguras e bastante ágeis para vendas pela internet. E, melhor ainda, não é necessário especificamente ter um e-commerce. Ou seja, os clientes poderão, por exemplo, optar pela solução de Link de Pagamentos.

Leia mais  iBest anuncia as Top 3 Melhores Maquininhas do Brasil segundo votação popular e de especialistas

Nesse sentido, caso você já tenha um site ou aplicativo para divulgação online de sua loja, a Caixa também tem a solução de e-commerce. Assim, é a melhor escolha com alto desempenho na aprovação das vendas, bem como com segurança nos pagamentos recorrentes.

azulzinha da Caixa

Aplicativo da azulzinha

azulzinha da Caixa

Basicamente, é um canal online com solução para ter todas as informações do seu estabelecimento comercial, melhorando a sua gestão. Assim, em qualquer lugar, diretamente do seu smartphone, conseguirá controlar o seu negócio, por meio das seguintes funcionalidades do aplicativo:

  • visualização das transações pagas e parcelas vincendas;
  • antecipação de recebíveis;
  • consulta de taxas e tarifas;
  • solicitar manutenção, pedido de maquininhas e habilitação de bandeiras
azulzinha da caixa
azulzinha da caixa

Porém, se você prefere fazer a gestão pelo seu computador e com maiores funcionalidades, a azulzinha da Caixa também tem a solução Portal da azulzinha.

Nesse sentido, é uma ferramente online disponível 24 horas por dia, com as seguintes funcionalidades de ferramentas e serviços para gerenciar e controlar o estabelecimento comercial.

Inúmeras bandeiras | azulzinha da Caixa

Vale destacar que, conforme informado na plataforma da Azulzinha da Caixa, oferecem as melhores taxas do mercado:

Débito / Crédito:

Mastercard image 266 Visa image 267
Elo image 268 American Express image 269
Hipercard image 270 Samsung Pay image 271
Hiper image 262 Ticket image 272
Banes card image 273 Abrapetite image 274
Convênios Card image 275 Good Card image 276
Sodexo image 277 Biq image 278
Up image 279 Vegas image 280
Eucard image 281 afinz image 282
Alelo image 283 trio image 284
dotz image 285 BigCard image 286
Verde Card image 287 Cabal image 288
Planvale image 289 Coopercard image 290
croscard image 291 VR Benefícios image 292
avancard image 293 Lecard image 294
Personal Card image 295 Policard image 296
bnb clube image 297

Antecipação de recebíveis | azulzinha da Caixa

Embora no site da azulzinha não quais condições quanto a taxas e tarifas, não podemos deixar de mostrar aos nossos leitores esta ferramenta.

Conforme descrito no site da azulzinha da Caixa, o destaque é "Simples, rápida e flexível". Dessa maneira, a antecipação de recebíveis é uma maneira do empresário antecipar o recebimento de suas vendas parcelas. Ou seja, as vendas realizadas em crédito à vista ou crédito parcelado.

Em suma, o procedimento e antecipação de recebíveis é bem simples:

  • sem limitação de valores;
  • simulação de valore se taxas;
  • pode ser feito pela maquininha, aplicativo ou Portal da azulzinha.

azulzinha da Caixa | Reclame AQUI

Antecipadamente à decisão de compra de qualquer produto e serviço, muitos consumidores realizam uma pesquisa no site Reclame AQUI. Em suma, é um canal independente de comunicação entre os consumidores e as empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos.

Desse modo, funciona como um canal do consumidor brasileiro, para expressar, de maneira individualizada, suas opiniões sobre empresas. Então, o Reclame AQUI tornou-se um site de pesquisa sobre a satisfação dos clientes frente aos serviços e produtos consumidos.

Antes de tudo, saiba como funciona o cálculo do Reclame Aqui para avaliar a reputação das empresas. Logo que você pesquisa sobre uma empresa neste canal, o que chama mais atenção é a carinha sobre a reputação.

Sobretudo, há uma fórmula aplicada para pelo Reclame AQUI para chegar aos resultados de reputação "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim" e "Não recomendada": Conforme demonstração abaixo:

azulzinha da caixa

Em pesquisa realizada no dia 23 de julho de 2022, a avaliação dos serviços, em geral, da Caixa Econômica Federal ficou com o pior critério de avaliação, o chamado "Não Recomendada".

azulzinha da caixa

Especificamente quanto a azulzinha da Caixas, as últimas reclamações também são péssimas

Reclamação Cliente: Piada!

Recebemos uma proposta da Caixa para colocarmos no nosso estabelecimento maquinas de cartão Azulzinha com taxas beeeeem melhores que a da Rede. Entramos em contato com a Rede para negociarmos as taxas atuais e aí veio a piada em forma de proposta. Proporam reduzir a taxa no débito mas aumentar no crédito e no flex. Nesse contato desconbirmos, ainda, que voltaram a nos cobrar a mensalidade das máquinas e nem se quer nos avisaram. Partiu azulzinha! Adeus Rede!

Reclamação sem resposta da empresa

Reclamação cliente: Falta de acesso aplicativos caixa

Realizei a troca de telefone, desde então eu não consigo acessar a maioria dos Aplicativos da Caixa Econômica (FGTS, HABITAÇÃO, CAIXA TEM, CARTÕES CAIXA e CAIXA TRABALHADOR). Para resolver essa situação já fui no terminal eletrônico, no atendimento presencial, levei as copias dos documentos que foram solicitados, mas a falta de acesso ainda permanece, ou seja, tenho enfrentado uma serie de transtornos...

Reclamação sem resposta da empresa

Administradora da azulzinha da Caixa | Fiserv do Brasil Soluções Financeiras | Reclame Aqui

Além disso, resolvemos consultar sobre a Fiserv, que criou a azulzinha da Caixa em parceria com a holding Caixa Cartões. Porém, o resultado também foi negativo.

Assim, em pesquisa realizada no dia 23 de julho de 2022, a Fiserv teve o pior resultado, o chamado "Não Recomendada". Nesse sentido, em pesquisa no Reclame AQUI, verificamos que as reclamações são, sobremaneira, sobre maquininhas, atendimento e cancelamento indevido de conta. Seguem algumas transcrições retiradas diretamente do site:

azulzinha da caixa
image 299

Reclamação Cliente: Corra da azulzinha da Fiserv, da Caixa, 8% de taxa no credito

Fiz uma conta PJ na caixa, em que fui muito bem atendido e foi bem rápido o processo, logo, chegou essa máquina de cartão da fiserv, de primeira o aplicativo não funcionou e quando liguei para o 0800 o atendente falo que a taxa no crédito era de 3.9%, achei alta pois a maquininha demora 2 dias para transferir o dinheiro na conta, quando fiz uma venda de uma valor alto no credito a vista tive uma surpresa a taxa é incrivelmente 7,9%, achei uma sacanagem da caixa disponibilizar essa máquina gulosa por se tratar de um banco publico, a maquininha chega sem nenhum manual e gente correr atrás de tudo. Estou muito feliz com uma outra aqui que cobra 2,9% no credito a vista. Fuja dessa maquininha devolve ela rápido pois a maquininha é gulosa e demorar 2 dias úteis para depositar o dinheiro.

Reclamação do consumidor sem resposta da empresa

Caixa Econômica Federal: conheça a história

Há mais de 160 anos, surge a Caixa Econômica da Corte, no dia 12 de janeiro de 1861, quando Dom Pedro II assinou o Decreto nº. 2.723. Então, a Caixa passou a acompanhar todo crescimento do país. Sobretudo em todas as mudanças importantes na história, como regimes políticos, processos de desenvolvimento urbano e industrialização.

Leia mais  Fundos de bancos brasileiros perdem para fundos independentes

Nesse sentido, a Caixa não parou de crescer e, diante da grande experiência, inaugurou, em 1931, opções de empréstimo consignados para pessoas físicas. Logo após três anos, o governo federal determinou que a instituição passou a ser a responsável, de forma exclusiva, dos empréstimos sob penhor.

No decorrer de sua história, a Caixa tem, atualmente, relações diretas com a população do Brasil, para suas necessidades financeiras. Como, por exemplo, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

azulzinha da Caixa | Facilidades dos meios digitais de pagamento | Qual foi a última vez que usou dinheiro vivo?

Para muitos, principalmente aos que preferem os meios digitais para fazer suas transações, o dinheiro em espécie já caiu em desuso. Ficar com dinheiro bolso, é a rotina de pouquíssimas pessoas, pois praticamente tudo é possível pagar com cartões. Não podemos esquecer, que, do jeito que a tecnologia evolui, possivelmente a emissão de cartões também pode diminuir.

Pensemos na tecnologia que temos hoje. As contas digitais, como a da azulzinha da Caixa, nos fizeram esquecer as agências bancárias físicas, àquelas intermináveis filas já não fazem mais partes das nossas rotinas. Tudo pode ser feito através do aplicativo de celular: pagamentos, transferências, aplicações financeiras, empréstimos, dentre outros.

E, claro, não podemos esquecer do PIX, meio de pagamento eletrônico que é feito instantaneamente, oferecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil. Assim, a partir de 16 de novembro de 2020, este serviço também passou a ser disponível em todas as contas correntes, inclusive as digitais.

Ainda mais, atualmente as transações com cartões são feitas por aproximação em maquininhas. Em outras palavras, não é necessário inserir o cartão e digitar a senha. Basta aproximar o cartão na maquininha que o pagamento é efetuado instantaneamente.

azulzinha da Caixa | Tecnologia NFC: pagamento por aproximação

Sumup Bank é bom?

A tecnologia evolui mais rápido do que possamos imaginar. E a tecnologia de pagamentos NFC está entre as mais inovadoras. Da sigla em inglês, "Near Field Communication", é a tecnologia que transfere dados de maneira sem fio, bastando a aproximação de dois dispositivos.

Neste sentido, para facilitar as transações comerciais, a tecnologia NFC também é utilizada para realizar pagamentos por aproximação. Em resultado, agora é possível fazer compras aproximando o seu cartão, de crédito e débito.

E não pára por aí, através do aplicativo de sua conta digital, é possível realizar pagamentos por aproximação utilizando seu smartphone.

Embora NFC passou a ser conhecida por "pagamento por aproximação", seus recursos vão além. Como, por exemplo, pode destravar fechaduras digitais, catracas, cancelas, dentre outros.

Endividamento no cartão de crédito bate recorde

Os dados do endividamento no Brasil são alarmantes! Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de envidados o recorde. Considerando o período de março de 2021 a março de 2022, foi registrado que 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas, a máxima histórica do período.

Sumup Bank é bom?
Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo —CNC

Nesse sentido, em um ano, em pontos percentuais, o endividamento das famílias aumentou 10,3. Sobretudo em meio à de juros para créditos.

Além disse, conforme levantamento de dados da Serasa até o mês de maio de 2022, o número de consumidores inadimplentes é de 66,1 milhões.

Sumup Bank é bom?
Fonte: Serasa Experian

Inadimplência e endividamento

No entanto, vale entendermos qual a diferença entre estar endividado e estar inadimplente. Em síntese, a inadimplência ocorre pela ausência do pagamento das dívidas. Em resultado, possivelmente a pessoa terá seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como, por exemplo, Serasa.

Leia mais  Simulador de financiamento caixa: como funciona?

Dessa maneira, ter dívidas se refere a compras parceladas, como no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, dentre outros. Além disso, a pessoa usufrui dos benefícios e consegue honrar com os pagamentos. Como, por exemplo, em um financiamento imobiliário.

Cartão de crédito é o vilão das dívidas

Sobretudo, com o maior endividamento dos últimos 12 anos, o cartão de crédito está entre as principais dívidas dos brasileiros. Continuando a pesquisa da CNC, o cartão de crédito é o primeiro da lista de tipos de dívidas dos brasileiros, representando um total de 88,8%.

Sumup Bank é bom?

Entenda as regras do BC para os cartões de crédito

As Maquininhas da Azulzinha da Caixaumup Bank, embora pareça ter taxas altas para pagamentos com cartão de crédito, ela está cumprindo as regras impostas pelo Banco Central do Brasil (BC).

Portanto, todos os serviços de pagamentos referentes a cartões de crédito, inclusive suas tarifas, são devidamente regulamentados e, também, fiscalizados pelo BC. Dessa maneira, existem regras específicas para as formas de pagamento das faturas.

Parcelamento da fatura por crédito rotativo

Em síntese, se o consumidor não conseguir pagar o valor integral constante da fatura do seu cartão de crédito entra no crédito rotativo. Ou seja, significa a diferença do valor total e o que foi pago, incidindo sobre esse valor remanescente os devidos custos.

Conforme regras do BC, como o rotativo do cartão é uma forma de empréstimo ou parcelamento, haverá cobrança de encargos financeiros, juros e IOF na próxima fatura.

Mas atenção, as condições dependem de cada instituição e todas as regras de parcelamento devem estar descritas na fatura. Caso negativo, o consumidor deverá procurar os meios legais, caso se sinta prejudicado como, por exemplo, com aplicação de juros abusivos.

Pagamento do valor integral da fatura sem atraso

Dessa maneira, é proibida qualquer cobrança de encargos financeiros, nem mesmo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em suma, o IOF é o imposto que o governo cobra em operações de crédito.

Pagamento mínimo da fatura

Em síntese, a regra de pagamento de percentual 15%, como mínimo da fatura, não existe mais. Ou seja, cada instituição financeira poderá estabelecer quais serão os percentuais de pagamento mínimo mensal, a depender de sua relação de crédito com o cliente. Então, tenha atenção ao que determina sua fatura antes de tomar qualquer decisão.

Pagamento parcial da fatura

Contudo, o Banco Central determina que o cliente tem três alternativas:

  1. escolher o parcelamento da fatura, contratando, para tanto uma operação de crédito;
  2. pagamento do mínimo, sem parcelamento do saldo remanescente. Em resultado, estará sujeito ao pagamento de juros e encargos financeiros, conforme previsão do contrato;
  3. pagar valor menor que o mínimo e ainda escolher nenhuma forma de parcelamento. Este é o pior cenário, quando então o cliente passa a ser inadimplente. Desse modo, estará sujeito ao que prevê seu contrato, como: juros do crédito rotativo; multa de 2% sobre o valor principal; e juros de mora de 1% ao mês.

Quais tarifas podem ser cobradas no cartão de crédito?

Nesse sentido, muitas vezes vemos diferenças de tarifas cobradas, comparando os bancos. Sobretudo, saiba que isso é permitido, pois há uma certa liberalidade da instituição financeira quanto às tarifas que pode cobrar. Então, analise sobre o cartão Azulzinha da Caixa, para informar tudo aos seus clientes.

Portanto, bancos ou instituições financeiras podem cobrar as seguintes tarifas de seus clientes que possuam cartão de crédito. Lembrando, estas tarifas podem ser cumulativas.

  • anuidade;
  • saque de dinheiro em espécie;
  • pagamento de contas;
  • emissão de segunda via do cartão;
  • pedido emergencial de avaliação de limite de crédito;
  • serviços de envio automático de mensagens diante de alguma compra vinculada ao cartão.

Vale o lembrete: use seu cartão de crédito de forma consciente

Antes de tudo, vale sempre lembrar: cartão de Crédito não é dinheiro! Então, nunca se deixe atrair pelo número e valor das parcelas. Reflita sobre o valor total do produto ou serviço e se cabe em seu orçamento.

Sem dúvidas a crise econômica mundial foi um dos principais fatores, mas a cultura brasileira sobre finanças pessoais é o que precisa, de fato, mudar radicalmente. De pronto, enxergamos que a mudança deve vir desde a infância, através de uma educação financeira nas escolas. Mas este assunto com certeza seria um tema para outro artigo.

Conheça outras opções: confira outras análises de maquininhas de cartão

Ainda, além de conhecer a Azulzinha da Caixa , vale lembrar que o Guia do Investidor sempre traz ao seu leitor diversas análises de maquininhas de cartão, sobremaneira aquelas mais utilizadas no mercado em geral.

Essa ideia objetiva auxiliar empreendedores a escolherem a melhor opção para o seu negócio, aliando custo-benefício ao serviço de cartão que disponibilizará aos seus clientes.

Sobretudo, Azulzinha da Caixa é boa pois veio para facilitar a vida dos revendedores dos produtos das marcas O Boticário e Eudora. Basicamente, é uma ferramenta onde os revendedores podem controlar as finanças diretamente no aplicativo, tudo de maneira online.

Além disso, o revendedor tem opções de venda por PIX, cartão de débito ou crédito e boleto bancário. Sendo assim, poderá, também, solicitar a Maquininha de Cartão da Azulzinha da Caixa.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como aumentar limite cartão: Caixa, Santander, Nubank e mais

Lara Donnola

Simulador de financiamento caixa: como funciona?

Lara Donnola

Concurso Caixa 2024: Salários, inscrição, provas e resultados

Márcia Alves

Bolsa Família reforça fiscalização por inconsistências no CPF

Miguel Gonçalves

Lula demite mais uma mulher do seu governo: desta vez a presidente da Caixa

Miguel Gonçalves

Conta Digital Caixa Como Abrir? Veja como funciona

Arthur Piassetta

Deixe seu comentário