Guia do Investidor
B3
Notícias

B3 integra a nova carteira de 14 índices em 2024

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A companhia está entre as 10 empresas com maior peso no Ibovespa, principal índice do mercado nacional, e faz parte de índices ESG

A B3 S.A. está presente na nova carteira de 14 índices da bolsa em 2024, incluindo oito indicadores ESG. Além disso, a companhia se destacou como uma das 10 empresas com maior peso no Ibovespa, o principal do mercado brasileiro. A nova carteira dos índices foi anunciada no dia 2 de janeiro e fica em vigência até 3 de maio de 2024.

Evolução do desempenho no ISE e indução de mercado 

A bolsa do Brasil integra a primeira carteira de 2024 de oito índices ESG, incluindo o ISE B3, principal índice de sustentabilidade do país. Os demais são o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar, o IDIVERSA B3, de diversidade, o ICO2 B3, de carbono eficiente, e os índices de governança IGC B3, ITAG B3, IGCT B3 e IGC-NM B3.

Os índices ESG ajudam a medir o avanço da agenda entre as empresas listadas e possibilitam que os investidores avaliem e mensurem suas estratégias de investimento por meio do acompanhamento desses indicadores.

Em 2023, o ISE B3 teve um aumento de 15% de empresas elegíveis que participaram do processo de seleção para a carteira 2024, demonstrando o crescimento da relevância desse indicador entre as companhias listadas.

Neste ano, a B3 apresentou evolução em seu desempenho no ISE, alcançando a 19ª colocação entre as 96 empresas participantes do processo – 78 delas entraram na primeira carteira de 2024.

“Estar presente nos principais índices ESG do país é um reconhecimento da adoção de práticas corporativas sólidas e do nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência. Para nós, da bolsa do Brasil, é um orgulho ver os reflexos da evolução da nossa jornada”, comenta César Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3.

Leia mais  Ibovespa abre em queda; mas JBS (JBSS3) tem ganhos fortes

Um dos pilares da evolução dessa jornada na B3 é a adoção de uma série de práticas pelo aumento da diversidade e inclusão. Em 2023, a bolsa do Brasil realizou várias iniciativas com esse objetivo, como um programa para contratação de 10 pessoas dentro do espectro autista para as áreas de tecnologia, além de dar continuidade a outras ações afirmativas de contratação e desenvolvimento, como o programa de mentoria para mulheres na liderança, que direcionou 50% das vagas para funcionárias negras.

Além disso, a B3 atua como indutora de boas práticas no mercado. No ano passado, a bolsa do Brasil obteve a aprovação do Anexo ASG, que visa estimular a ampliação da representatividade em altos cargos de liderança nas companhias listadas, e lançou o IDIVERSA B3, primeiro índice de diversidade da América Latina que reúne empresas considerando critérios de gênero e raça-cor. Em parceria com o Instituto Locomotiva e a iO Diversidade, lançou ainda o manual Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão – Guia de Boas Práticas, com o objetivo de ajudar as empresas na sua jornada nesse tema.

Quais são os índices que a B3 integra

A ação da B3 (B3SA3) está presente na primeira carteira de 2024 de 14 índices. Os critérios de inclusão variam de acordo com cada indicador. As carteiras são rebalanceadas a cada 4 meses, quando as ações que integram os índices podem mudar.

Os índices que contém ação da B3 são:


Ibovespa B3 
Ticker: IBOV

O Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa do Brasil. As ações presentes no índice representam cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais. 

Ele serve de referência para investimentos como os ETFs, fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice.

Leia mais  Com reta final das eleições no radar e quedas nas commodities, Ibovespa perde 2500 pontos nesta Segunda

IBrx 100 B3 
Ticker: IBXX

O objetivo do IBrX 100 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.


Ibrx 50 B3 
Ticker: IBXL

O objetivo do IBrX 50 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. 

IGC B3 
Ticker: IGCX

O objetivo do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas listadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.

ISE B3 
Ticker: ISEE

O objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. 

ITAG B3
Ticker: ITAG

O objetivo do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle. 

MLCX B3
Ticker: MLCX

O objetivo do Índice MidLarge Cap é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

IFNC B3
Ticker: IFNC

 Índice BM&FBOVESPA Financeiro tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

ICO2 B3
Ticker: ICO2

A adesão das companhias ao Índice Carbono Eficiente demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

IGCT B3
Ticker: IGCT

O objetivo do Índice de Governança Corporativa Trade é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos na metodologia.

Leia mais  Renda Fixa: Brasileiros preferem Bolsa de Valores

IBrA B3
Ticker: IBRA

O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão) da B3 que atendem a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão, de forma a oferecer uma visão ampla do mercado acionário.

IGC-NM B3
Ticker: IGNM

O objetivo do Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa, listadas no Novo Mercado da B3.

IGPTW B3
Ticker: GPTW

O Índice GPTW B3 é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas admitidas a negociação na B3 e que foram certificadas pela GPTW como os melhores ambientes para trabalhar.

IDIVERSA B3
Ticker: IDVR

O Índice de Diversidade B3 tem por objetivo tornar os indicadores de diversidade visíveis e tangíveis para o mercado e gerar comparabilidade no desempenho das empresas, induzindo-as a adotarem as melhores práticas de DE&I. 

O que são índices? 

Índices são medidas estatísticas que representam o desempenho de um grupo específico de ativos financeiros, como ações, fundos de investimento, commodities, entre outros. Eles são usados como referência para avaliar o desempenho de setores ou teses temáticas, e ainda podem servir como base para a criação de produtos financeiros, como ETFs (Exchange Traded Funds) e contratos futuros. Desta forma, o investidor pode ter acesso a uma cesta de ativos por meio de apenas um produto.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar avança e se aproxima de R$ 5,20, em meio a tensões do Irã

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre sem direção com ataques de Irã e VALE3 registra alta

Paola Rocha Schwartz

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Fechamento Mercado: Nova York sobe, São Paulo caí

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário