Guia do Investidor
B3
Notícias

B3 integra a nova carteira de 14 índices em 2024

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A companhia está entre as 10 empresas com maior peso no Ibovespa, principal índice do mercado nacional, e faz parte de índices ESG

A B3 S.A. está presente na nova carteira de 14 índices da bolsa em 2024, incluindo oito indicadores ESG. Além disso, a companhia se destacou como uma das 10 empresas com maior peso no Ibovespa, o principal do mercado brasileiro. A nova carteira dos índices foi anunciada no dia 2 de janeiro e fica em vigência até 3 de maio de 2024.

Evolução do desempenho no ISE e indução de mercado 

A bolsa do Brasil integra a primeira carteira de 2024 de oito índices ESG, incluindo o ISE B3, principal índice de sustentabilidade do país. Os demais são o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar, o IDIVERSA B3, de diversidade, o ICO2 B3, de carbono eficiente, e os índices de governança IGC B3, ITAG B3, IGCT B3 e IGC-NM B3.

Os índices ESG ajudam a medir o avanço da agenda entre as empresas listadas e possibilitam que os investidores avaliem e mensurem suas estratégias de investimento por meio do acompanhamento desses indicadores.

Em 2023, o ISE B3 teve um aumento de 15% de empresas elegíveis que participaram do processo de seleção para a carteira 2024, demonstrando o crescimento da relevância desse indicador entre as companhias listadas.

Neste ano, a B3 apresentou evolução em seu desempenho no ISE, alcançando a 19ª colocação entre as 96 empresas participantes do processo – 78 delas entraram na primeira carteira de 2024.

“Estar presente nos principais índices ESG do país é um reconhecimento da adoção de práticas corporativas sólidas e do nosso compromisso com a sustentabilidade e a transparência. Para nós, da bolsa do Brasil, é um orgulho ver os reflexos da evolução da nossa jornada”, comenta César Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3.

Leia mais  Embraer (EMBR3) se torna grau de investimento

Um dos pilares da evolução dessa jornada na B3 é a adoção de uma série de práticas pelo aumento da diversidade e inclusão. Em 2023, a bolsa do Brasil realizou várias iniciativas com esse objetivo, como um programa para contratação de 10 pessoas dentro do espectro autista para as áreas de tecnologia, além de dar continuidade a outras ações afirmativas de contratação e desenvolvimento, como o programa de mentoria para mulheres na liderança, que direcionou 50% das vagas para funcionárias negras.

Além disso, a B3 atua como indutora de boas práticas no mercado. No ano passado, a bolsa do Brasil obteve a aprovação do Anexo ASG, que visa estimular a ampliação da representatividade em altos cargos de liderança nas companhias listadas, e lançou o IDIVERSA B3, primeiro índice de diversidade da América Latina que reúne empresas considerando critérios de gênero e raça-cor. Em parceria com o Instituto Locomotiva e a iO Diversidade, lançou ainda o manual Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão – Guia de Boas Práticas, com o objetivo de ajudar as empresas na sua jornada nesse tema.

Quais são os índices que a B3 integra

A ação da B3 (B3SA3) está presente na primeira carteira de 2024 de 14 índices. Os critérios de inclusão variam de acordo com cada indicador. As carteiras são rebalanceadas a cada 4 meses, quando as ações que integram os índices podem mudar.

Os índices que contém ação da B3 são:


Ibovespa B3 
Ticker: IBOV

O Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa do Brasil. As ações presentes no índice representam cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais. 

Ele serve de referência para investimentos como os ETFs, fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice.

IBrx 100 B3 
Ticker: IBXX

O objetivo do IBrX 100 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

Leia mais  Magazine Luiza recua mais de 8% com avanço dos Juros Futuros; Natura lidera em altas


Ibrx 50 B3 
Ticker: IBXL

O objetivo do IBrX 50 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. 

IGC B3 
Ticker: IGCX

O objetivo do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas listadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.

ISE B3 
Ticker: ISEE

O objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. 

ITAG B3
Ticker: ITAG

O objetivo do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle. 

MLCX B3
Ticker: MLCX

O objetivo do Índice MidLarge Cap é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

IFNC B3
Ticker: IFNC

 Índice BM&FBOVESPA Financeiro tem como objetivo ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

ICO2 B3
Ticker: ICO2

A adesão das companhias ao Índice Carbono Eficiente demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e antecipa a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

IGCT B3
Ticker: IGCT

O objetivo do Índice de Governança Corporativa Trade é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC que atendam aos critérios adicionais descritos na metodologia.

IBrA B3
Ticker: IBRA

O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão) da B3 que atendem a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão, de forma a oferecer uma visão ampla do mercado acionário.

Leia mais  Wall Street opera com cautela aguardando o payroll; Ibovespa cai após corte na Selic

IGC-NM B3
Ticker: IGNM

O objetivo do Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de emissão de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa, listadas no Novo Mercado da B3.

IGPTW B3
Ticker: GPTW

O Índice GPTW B3 é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas admitidas a negociação na B3 e que foram certificadas pela GPTW como os melhores ambientes para trabalhar.

IDIVERSA B3
Ticker: IDVR

O Índice de Diversidade B3 tem por objetivo tornar os indicadores de diversidade visíveis e tangíveis para o mercado e gerar comparabilidade no desempenho das empresas, induzindo-as a adotarem as melhores práticas de DE&I. 

O que são índices? 

Índices são medidas estatísticas que representam o desempenho de um grupo específico de ativos financeiros, como ações, fundos de investimento, commodities, entre outros. Eles são usados como referência para avaliar o desempenho de setores ou teses temáticas, e ainda podem servir como base para a criação de produtos financeiros, como ETFs (Exchange Traded Funds) e contratos futuros. Desta forma, o investidor pode ter acesso a uma cesta de ativos por meio de apenas um produto.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa inicia em queda, com ativos sem força e instabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia pregão em alta, impulsionado pelos ganhos de seus ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia outubro em alta, impulsionado pelos ganhos dos ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia a semana em alta e ativos buscando estabilidade

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre com alta impulsionado por ganhos de seus ativos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre mais um dia com alta e principais ativos sobem

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário