Guia do Investidor
Imagem/Reprodução: Instagram @bancocentraldobrasil
Notícias

Banco Central provoca governo com referência a “Divertidamente”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • O Banco Central alfinetou o atual Governo na última terça-feira (25), em meio às discussões sobre a redução da taxa Selic
  • O meme faz referência à animação Divertida Mente 2, lançada recentemente nos cinemas, que aborda as emoções que moldam, portanto, a personalidade de uma jovem de 13 anos
  • O Banco Central ilustrou a “vontade de gastar sem poder” como uma das “emoções primitivas”

O Banco Central usou seu perfil oficial no Instagram para compartilhar um meme sobre a “vontade de gastar sem poder” na última terça-feira (25). A postagem ocorre durante um embate com o Governo Federal, especialmente com o presidente Lula. Ainda, sobre a redução da taxa básica de juros da economia, a Selic.

O meme, dessa forma, faz referência à animação Divertida Mente 2, lançada recentemente nos cinemas, que aborda de maneira lúdica as emoções que moldam a personalidade de uma jovem de 13 anos. O filme argumenta sobre a importância de manter um equilíbrio entre as emoções, evitando que uma predomine sobre as outras.

No novo filme, as emoções “primitivas” como alegria, raiva, nojo, medo e tristeza, agora precisam lidar com uma nova emoção: a ansiedade. Essa cena, portanto, se tornou um meme nas redes sociais, com internautas criando novas emoções de maneira mais “específica”. O Banco Central optou por ilustrar isso com a “vontade de gastar sem poder”.

Leia mais  Advogado de Lula no STF: veja o que se sabe até agora
divertidamente
Reprodução: Instagram @bancocentraldobrasil 

No contexto da Selic

Na última semana, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a taxa de juros em 10,5%. O governo, contudo, considera esse valor elevado e argumenta que ele dificulta o aumento do consumo pela população. Por outro lado, o Banco Central defende a necessidade da taxa alta para controlar os gastos e, consequentemente, a inflação.

O presidente Lula, portanto, tem sido uma das vozes mais críticas em relação à política do BC. E, não tem poupado críticas ao presidente do banco, Roberto Campos Neto. Em declaração na última sexta-feira (21), Lula descreveu Campos Neto como um “adversário político e ideológico”.

“Estamos com um problema sério. Eu já fui eleito presidente há 1 ano e 7 meses, e o presidente do Banco Central é um adversário político, ideológico e adversário do modelo de governança que nós fazemos. Ele foi indicado pelo governo anterior e faz questão de dar demonstração de que não está preocupado com a nossa governança, ele está preocupado é com o que ele se comprometeu”, apontou Lula, em entrevista à rádio Mirante News.

“Estamos chegando no momento de trocar o presidente do BC, nós vamos ter que tirar ele, indicar outras pessoas, e acho que as coisas vão voltar à normalidade porque o Brasil é um país de muita confiabilidade (…). Nós estamos tranquilos, esse nervosismo especulativo que está acontecendo não vai mexer com a seriedade da economia brasileira”, completou o presidente.

COPOM mantém taxa Selic em 10,50% ao ano por unanimidade

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. A decisão reflete a preocupação em alinhar as expectativas de inflação à meta estabelecida para 2025, em meio a um cenário global de incertezas e uma atividade econômica doméstica mais robusta do que o esperado.

Leia mais  Quem é Guilherme Mello? Conheça perfil de Economista da Fazenda, de Haddad

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

No comunicado divulgado, o COPOM destacou que o ambiente externo continua adverso, com alta incerteza sobre o início da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e a velocidade da desinflação em diversos países.

Leia mais  Lula se cala após "golpe" eleitoral na ditadura Venezuelana

Atividade Econômica: Os indicadores de atividade e do mercado de trabalho no Brasil seguem apresentando dinamismo acima das expectativas.

Inflação: A inflação tem mostrado uma trajetória de desinflação, mas as medidas de inflação subjacente ainda estão acima da meta.

Expectativas de Inflação: Segundo o Boletim Focus, as expectativas de inflação subiram de 3,7% para 4,0% para 2024 e de 3,6% para 3,8% em 2025. As projeções de inflação também aumentaram de 3,8% para 4,0% em 2024 e de 3,3% para 3,4% em 2025.

O COPOM afirmou, portanto, que o balanço de riscos é simétrico, mas as conjunturas doméstica e internacional continuam incertas, exigindo cautela na condução da política monetária. A decisão de manter a Selic em 10,50% visa, entretanto, interromper o ciclo de queda dos juros, devido ao cenário global incerto e à alta das projeções de inflação.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Críticas de Lula ao BC agora elevam dólar frente ao real

Paola Rocha Schwartz

Dólar recua frente ao real com novos comentários de Lula

Paola Rocha Schwartz

Lula afirma que é preciso “fazer alguma coisa” com a alta do dólar

Paola Rocha Schwartz

Euro dispara e supera R$ 6 após declarações de Lula

Paola Rocha Schwartz

Euro e Bolsa Europeia sobem com vitória da direita na França

Paola Rocha Schwartz

Com falas de Lula, Dólar sobe 15% no 1º semestre de 2024

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário