Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Banco digital brasileiro é um dos primeiros a utilizar ChatGPT para o desenvolvimento de projetos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O desenvolvimento de ferramentas e funcionalidades no setor financeiro está passando por uma grande transformação com a incorporação de tecnologias de inteligência artificial. O banco digital Efí está na vanguarda desse processo, utilizando o ChatGPT, da OpenAI, e o Github Copilot para trazer agilidade e eficiência na elaboração de seus projetos.

Diferente do que acredita o mercado em relação à substituição de profissionais, o ChatGPT deve trazer mais agilidade aos processos, deixando-os mais fluídos, objetivos e modulares. É o que acredita Alexandre Santana, Gerente de CRM da Efí.

“Em nossos testes iniciais, usar as IAs de forma inteligente permitiu executar em minutos tarefas que levariam horas. Não tenho dúvidas de que a habilidade em usar tais ferramentas será requisito fundamental para profissionais do conhecimento no curto prazo”, declara.

Ele conta que, recentemente, uma melhoria implementada na plataforma de relacionamento da empresa, que demandaria cerca de 3h de trabalho de um profissional de nível sênior, foi realizada em 1h. O chat também está sendo utilizado para otimizar trabalhos do dia a dia, como escrever e-mails, reduzindo também para até 1/3 o tempo gasto, e criar escopos iniciais de projetos.
 

Leia mais  Conta Infantil Nubank: banco já oferece essa categoria de conta? Confira

Além disso, com o uso do ChatGPT e Copilot, os desenvolvedores conseguem mais tempo para se concentrar em tarefas mais sofisticadas e deixar a criação de códigos menores e mais básicos para as ferramentas. De todo modo, é preciso ter cuidado com os códigos gerados, alerta o Engenheiro de Software da Efí, Leony Assis: “É sempre necessário revisar os códigos gerados para garantir que estejam 100% corretos. Para isso, é necessário ter pleno entendimento sobre o objetivo do software a ser desenvolvido e das tecnologias envolvidas.”

Com base em estudos sobre o tema, a Efí concluiu que existe a possibilidade de utilizar a inteligência artificial também para gerar ideias a partir das respostas dos usuários, a fim de entender melhor o que precisam e o que buscam no produto final, assim como na fase de arquitetura de sistemas, em que a ferramenta pode ser usada para ajudar a identificar os melhores componentes e estruturas de sistemas para atender às necessidades do projeto.

“Em qualquer tema, o ChatGPT ajuda a suprir a alta demanda por serviços criativos e tecnológicos e pode se tornar uma ferramenta valiosa para otimizar processos e economia de tempo e recursos”, diz o tech lead Tiago Borges.

Outro ponto importante é a segurança. A Efí preocupou-se em criar diretrizes quanto a segurança da informação e propriedade intelectual. Portanto, os profissionais não inserem informações sensíveis no prompt.

Leia mais  Sobem para 1.145 as punições a correspondentes pela Autorregulação, com 32 novas punições em janeiro

No longo prazo, a empresa espera ter mais agilidade no desenvolvimento, diminuindo o trabalho operacional dos profissionais.

“Percebemos que conseguimos códigos mais enxutos e saudáveis com facilidade de atualização, se necessário. É possível, por exemplo, reescrever um código que dependa de uma biblioteca para uma versão que não dependa, o que facilita atualizações futuras. Também gastamos menos tempo com buscas infrutíferas e com tentativas e erros”, explica Santana.

A Efí Bank é uma das primeiras empresas do setor financeiro a adotar o ChatGPT em seus projetos. “Com a incorporação do ChatGPT e Github Copilot, estamos dando um passo importante para oferecer soluções cada vez mais eficientes e de alta qualidade. Além de aumentar a agilidade no desenvolvimento, a solução também ajuda a reduzir erros e aumentar a qualidade do código”, declara o CEO, Evanil Paula.

Especialista em oferecer soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas, a Efí encerrou 2022 com 370 mil clientes, representando um crescimento anual de 27%. O número de funcionários passou de 317 em 2021 para 477. O volume transacionado somou R$ 21 bilhões no ano passado, alta anual de 40%. Sediada em Ouro Preto-MG com escritórios em São Paulo, BH e Recife, a empresa ainda foi a quinta instituição habilitada no Brasil para começar a oferecer o serviço de Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) no ambiente Open Finance.

Leia mais  Conta Mercado Pago para menor: como abrir uma? Saiba tudo agora

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bancos brasileiros podem liderar o mercado de criptomoedas

Fernando Américo

Mercado Bitcoin adota ChatGPT para impulsionar inovação com IA

Fernando Américo

Governo “confiscará” R$ 8,5 bi de valores esquecidos em bancos

Márcia Alves

Itaú confirma custódia de R$ 1,725 bilhão em bitcoin e ethereum

Fernando Américo

Ibovespa inicia com alta com maioria dos ativos em ganhos

Paola Rocha Schwartz

Alta da Ibovespa e déficit em conta corrente: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário