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O Banco PAN (BPAN4) chegou a 21 milhões de clientes no segundo trimestre de 2022, aumento de 69% frente a igual período do ano passado, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 194 milhões, em linha com o desempenho do segundo trimestre de 2021. O ROE ajustado do PAN foi de 11,9% ao ano.
“Entendemos os movimentos do mercado e, como sempre, apostamos na diversificação de produtos e canais como estratégia para originação, que seguiu com volume expressivo mesmo com uma abordagem mais conservadora. Com cerca de 50% da carteira sem o tradicional risco de crédito, conseguimos entregar bons resultados, apesar do cenário macroeconômico desafiador”, explica Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do PAN.
A carteira de crédito do Banco PAN cresceu 11% no segundo trimestre, na comparação com igual período de 2021, chegando a R$ 36 bilhões. A variedade de produtos e canais possibilita ao PAN ofertar crédito adequado aos clientes em diferentes momentos, sendo que 88% da carteira possui garantias.
O nível de inadimplência acima de 90 dias recuou para 6,7% em junho, taxa 0,1% menor do que o indicador de março, que teve efeito positivo diante do contexto econômico atual.
“Como o PAN antecipou o ciclo de crédito, já observamos estabilidade nos índices de inadimplência e não esperamos deterioração para o segundo semestre”, complementa Cadu.
Produtos e Serviços
A incorporação da Mosaico ampliou o fluxo de clientes com maior renda e já contribuiu para a geração de mais de 2,4 milhões de solicitações de cartões com cashback — no trimestre, o volume de pedidos foi de 1,3 milhão. Com foco na monetização, o take rate segue em alta, fechando o trimestre em 7,7%, assim como a oferta de produtos financeiros contextualizados, como o Buy Now Pay Later, por meio do PIX parcelado, que deve ser implementado até o próximo mês.
O marketplace de veículos do PAN segue com crescimento relevante de 72% na quantidade de carros anunciados na Mobiauto desde a aquisição da empresa em setembro de 2021. As sinergias impulsionaram a análise de crédito e a realização de simulação simplificada de financiamento em tempo real com apenas três informações: CPF, celular e renda. Além disso, será implementada a busca de placa para a oferta ainda mais ágil do Auto PAN (empréstimo pessoal com garantia).
O Banco segue focado em crescer de forma sustentável, promover o engajamento da base de clientes e ampliar a oferta de produtos complementares, de forma a estar presente em diversos momentos da vida de seu cliente como uma plataforma robusta de crédito, investimentos, e-commerce, automóveis e saúde preventiva.
“Vamos continuar fortalecendo nosso portfólio, com produtos e serviços contextualizados para entregar aos nossos clientes experiências cada vez mais personalizadas. Nosso objetivo é crescer a base de clientes e aumentar o engajamento e, como parte dessa estratégia, neste trimestre já passamos a disponibilizar todos os nossos produtos dentro do aplicativo, movimento importante para o aumento do cross sell”, completa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.
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