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O Banco PAN (BPAN4) encerrou 2022 com 23,7 milhões de clientes, avanço de 39% no ano, e reportou lucro líquido ajustado de R$ 773 milhões, em linha com 2021. No trimestre, o lucro líquido ajustado* foi de R$ 191 milhões, estável em relação ao 4T21, com ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado de 11,5%.
A carteira de crédito do Banco PAN alcançou R$ 39 bilhões ao final de 2022, alta de 12% na comparação anual, sendo 90% do portfólio com garantias. O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou dezembro em 7,1%. Já a receita de serviços ampliou 40% no ano, ultrapassando R$ 1 bilhão, reflexo da diversificação nas linhas de negócio.
“Mesmo em um ambiente mais desafiador, encerramos o ano com crescimento consistente. Em 2022, mantivemos uma postura conservadora na concessão de crédito, lançamos produtos e investimos na jornada de consumo e banking. Como consequência, tivemos forte originação colateralizada e aumento no volume transacionado. Neste ano, o foco é continuar evoluindo a experiência dos nossos clientes e ampliar o engajamento nas plataformas, entregando resultados sólidos”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
Ao longo de 2022, o PAN fortaleceu o relacionamento com os seus clientes por meio dos canais B2C, investiu no seu aplicativo, criando uma navegação mais fluida, e implementou o atendimento e venda de crédito pelo WhatsApp. Além disso, desde o ano passado é possível contratar todos os produtos de crédito pelo app do Banco, garantindo agilidade e segurança às operações. A iniciativa, somada às demais, impulsionou o aumento do volume transacionado no ano, que dobrou para R$ 86 bilhões.
Outro destaque que reforça o compromisso do PAN com os clientes foi a entrada no Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE/B3), que reúne empresas listadas na bolsa com melhor desempenho no tema. Essa conquista é reflexo da evolução do Banco na agenda ESG que tem, entre suas prioridades, a satisfação no atendimento, governança e o impacto social e ambiental.
Produtos e serviços
O PAN expandiu em 29% o número de clientes com produtos de crédito contratados, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal e Car Equity. Em relação a quantidade de clientes segurados (com apólices vigentes), no 4T22 a base aumentou 69% em relação ao 4T21, para 2,2 milhões, reflexo da ampliação do número de modalidades oferecidas.
No 4T22, o take rate da Mosaico foi de 8,7%, com aumento na receita para R$ 98 milhões. Já Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, segue com crescimento relevante na quantidade de carros anunciados, avanço de 36% em relação a 2021. Além disso, número de lojistas cadastrados na plataforma saltou de 3,2 mil para 5,9 mil na comparação anual.
“A integração com a Mosaico e Mobiauto nos permitiu estar mais presentes no dia a dia dos nossos clientes, transformando a oferta de produtos e serviços em uma jornada única de banking e consumo. Para 2023, queremos seguir investindo em soluções criativas e inteligentes que facilitem a vida dos brasileiros”, complementa Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.
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