Continua após o anúncio
Os grandes bancos do Brasil estão fechando diversas agências e fizeram várias demissões em massa. Dessa forma, isso demonstra uma mudança no setor e a forte presença da concorrência no mercado.
Assim, a entrada das fintechs no ramo financeiro tem sido um dos motivos pelo qual isso pode estar ocorrendo. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que de fato está acontecendo com os bancões.
Grandes bancos fecham agências e realizam demissões
Os bancos mais conhecidos e que lideram o setor financeiro no país estão fechando algumas das suas agências. Além disso, estão realizando demissões em massa nesse novo período de mudanças.
Assim, o Itaú (ITUB4), o Santander (SANB11) e o Bradesco (BBDC4) diminuíram em 6,9 mil funcionários em 2019. Dessa maneira, foram pelo menos 430 agências fechadas nesse mesmo período de tempo.
Através dos programas de demissões voluntárias (PDVS) foram realizadas diversas demissões dos colaboradores desse bancos. Nesse sentido, o total de agências ficou na faixa das 10 mil.
Ou seja, somente o banco Itaú (ITUB4) fechou cerca de 200 agências no país, sendo um número bem alto. Além disso, o Bradesco (BBDC4) diminuiu 100 pontos e projeta chegar aos 300.
Enquanto que o próprio Itaú (ITUB4) fez a redução para 5.454 colaboradores, diminuindo de 100 para 95 mil. Foram desligados 1.276 dos funcionários, sendo que pelo menos 97.329 trabalham no banco.
Por sua vez, o Santander (SANB11) apenas diminuiu 193 dos seus trabalhadores, porém sem o PDV. Sem dúvida, as fintechs (bancos digitais) são as grandes causadoras dessas mudanças do setor.
Pois, além delas oferecerem taxas menores ou zeradas, ainda permitem a inclusão de pessoa independente de valor econômico. Assim, esses bancos digitais vão ganhando novos adeptos e transformam os bancos físicos.
Portanto, os grandes bancos devem pensar em novos métodos que possam leva-los a mudar esse quadro. Pelo menos por enquanto as fintechs financeiras tem conseguido uma ampla vantagem sobre eles.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.