Saúde da Pele

Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele 

Sabia que sua pele reflete o que você bebe? Veja essas 3 bebidas que estão ajudando no envelhecimento da sua pele!

Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele  Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele  Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele  Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele 
Cuidado! Estas 3 bebidas que você ama estão envelhecendo sua pele 

Você já olhou no espelho e pensou: “Nossa, de onde veio essa ruga nova?”  Pois é, o que você bebe todo dia pode estar dando uma forcinha para o envelhecimento da sua pele! 

Um neurocientista americano, Robert Love, jogou um alerta: algumas bebidas super populares, daquelas que a gente toma sem nem pensar, podem estar deixando sua pele com cara de mais velha. 

E não, não é só papo de skincare – tem ciência por trás! Neste post, vou te contar quais são essas três bebidas que aceleram as rugas, como elas agem e o que fazer para manter a pele com aquele glow jovial. Bora descobrir e proteger sua pele?

Álcool: o rei da desidratação

O álcool pode ser o companheiro perfeito nos rolês, mas para sua pele, ele é praticamente um vilão dos grandes! Segundo Love, o álcool desidrata o corpo todo, deixando a pele ressecada, com rugas mais aparentes e menos elasticidade. 

E não para por aí: ele ainda produz radicais livres, que danificam o colágeno, e bagunça o sono, que é o momento em que sua pele se regenera. Aquele drink de sexta pode ser delícia, mas sua pele não curte a ressaca!   

Refrigerantes: açúcar que inflama

Refrigerante é aquele refresco que a gente pega sem nem pensar, mas ele tá fazendo um estrago na sua pele! Mas os açúcares (e até adoçantes dos refrigerantes diet) disparam os níveis de glicose no sangue, causando inflamação e um processo chamado glicação, que danifica o colágeno e a elastina – as estruturas que mantêm sua pele firme e jovem. 

A inflamação é uma das maiores causas de envelhecimento precoce, e o refri é craque nisso. Quer um gás? Troque o refri por água com gás e umas rodelas de limão para manter a saúde em dia.

Café: o surpreendente vilão

Quem não ama começar o dia com uma xícara de café quentinha? Mas fica o alerta: a cafeína é diurética, ou seja, faz você perder água, e isso pode deixar sua pele desidratada.

Quando a pele fica seca, as linhas finas ficam mais visíveis, e o envelhecimento aparece mais rápido. Mas calma, o café também tem seus benefícios, como por exemplo, antioxidantes. 

O segredo? Equilibre com muita água para manter a hidratação em dia. Então, calma, não precisa aposentar a xícara – só capricha na garrafinha de água do lado!   

Outras bebidas para ficar de olho

Além do trio álcool, refrigerante e café, tem outras bebidas que podem estar sabotando sua pele sem você perceber. Energéticos e sucos industrializados, por exemplo, são bombas de açúcar que, como já falamos, causam glicação.

E sabe aqueles coqueteis coloridos ou vinho branco que parecem inofensivos? Eles misturam o pior dos dois mundos: álcool, que desidrata, e açúcar, que inflama. 

Na dúvida, vinho tinto com moderação pode ser menos pior, graças aos antioxidantes que dão uma força para a pele!  Então, que tal escolher com mais cuidado o que vai no seu copo?  

Dicas para proteger sua pele sem abrir mão do prazer

Não precisa abrir mão daquele café da manhã ou do drink com os amigos só para manter a pele bonita – o segredo é equilíbrio! Primeiro, beba sempre bastante água para combater a desidratação causada pelo álcool e pela cafeína. 

Tente limitar os drinks a 1 ou 2 por semana e deixe os refrigerantes para ocasiões especiais, como aquele churrasco no fim de semana. 

Que tal apostar em alternativas mais amigas da pele? Chás de ervas (camomila ou hortelã são um charme) e sucos naturais feitos em casa são deliciosos e fazem bem para a pele. Sua pele merece um brinde com escolhas mais gentis, então capriche no cuidado!  

Conclusão

Ninguém tá dizendo que café, refrigerante ou um drink são veneno – eles têm seu lugar na vida, querendo ou não. Mas o exagero pode, sim, cobrar um preço alto, deixando sua pele com ruguinhas. 

A boa notícia? Pequenas mudanças, como beber mais água ou escolher um chá de vez em quando, já fazem diferença. Que tal dar uma chance para opções mais amigas da pele e cuidar de você com carinho? 

No fim das contas, não é só sobre pele e aparência: é saúde do corpo todo! Hábitos saudáveis refletem em uma pele e em uma vida saudável.

Autor Anna Oliveira
Anna Oliveira

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.

Formada em Letras pela UFPR, é redatora e professora de português.