Continua após o anúncio
- Braskem assina aditivo de contrato de fornecimento com Pemex;
- O contrato visa uma alteração no fornecimento de etano;
- Pemex fornecerá à Braskem Idesa para 30 mil barris de etano por dia.
A Braskem (BRKM5) anunciou na manhã desta terça-feira que a Braskem Idesa assinou um aditivo de contrato de fornecimento de etano com a estatal mexicana Pemex. Além disso, a companhia fechou um convênio com algumas entidades governamentais do México. O objetivo é desenvolver um projeto de construção e ainda um terminal de importação de etano.
Dessa forma, o aditivo altera o volume mínimo que a Pemex fornecerá à Braskem Idesa para 30 mil barris de etano por dia. Contudo, isso vale apenas até a entrada em operação do terminal – prevista para o segundo semestre de 2024. Ou ainda até fevereiro de 2025. Ademais, o aditivo também prevê a preferência para a Braskem Idesa adquirir o etano da Pemex que a mesma não consumir.
“Vale ressaltar que o projeto do terminal tem por objetivo complementar o abastecimento de etano no México e viabilizar a operação da BI [Braskem Idesa] e plena capacidade, com o acesso a novas fontes de matérias primas.”
afirmou a Braskem.
Portanto, o acordo põe fim aos sucessivos desentendimentos entre a Braskem (BRKM5) e o governo mexicano. Isto é, no fim de 2020 a companhia interrompeu sua produção no Complexo Petroquímico do México após o Centro Nacional de Control del Gas Natural notificar a interrupção do transporte de gás natural. Assim sendo, na época, o presidente do México afirmou que não renovaria contrato de fornecimento de gás natural com a Braskem Idesa.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.