Guia do Investidor
carrefour
Notícias Resultados

Carrefour Brasil teve vendas brutas de R$ 31 bilhões no 4T23

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com as vendas continuamente afetadas pela deflação de alimentos, o Carrefour apresentou vendas brutas de R$ 31 bilhões, evidenciando uma queda de 1,2% em relação ao ano anterior. Este resultado está alinhado com as projeções do mercado financeiro.

Nos últimos 12 meses, a inflação de alimentos foi negativa em 0,5%, o que tem impactado os preços de venda de todas as empresas do setor.

Em entrevista concedida ao Brazil Journal, o CFO Eric Alencar afirma que que o destaque do trimestre foi a redução do SG&A, que caiu de R$ 4,1 bi para R$ 3,7 bi — ou de 14,7% da receita para 13,4%, o menor patamar desde meados de 2022.  “Desde o início do ano passado fizemos um trabalho de simplificação da companhia, com redução das pessoas na holding, simplificação da forma de atuação nas lojas e redução de todas as despesas operacionais,” disse o CFO.

Performance de 2023

No ano anterior, o Carrefour obteve um ganho de R$ 270 milhões proveniente de uma transação envolvendo as bandeiras de cartões. No entanto, houve uma diminuição nos resultados do quarto trimestre devido ao término da parceria entre o BIG e a Hipercard, que operava os cartões da varejista. Em 2022, o resultado dessa transação passou a ser registrado na vertical de varejo como uma comissão que o BIG recebia pelas vendas do cartão. Atualmente, o Carrefour está transferindo toda essa operação para o Banco Carrefour, resultando na não contabilização dos números no setor varejista, o que impacta os resultados. Na divisão de atacarejo, o Atacadão viu sua margem bruta subir de 15,3% para 15,9%.

A significativa redução nas despesas contribuiu para um EBITDA ajustado de R$ 1,875 bilhão, superando as expectativas do mercado, que projetavam R$ 1,7 bilhão. Em comparação anual, o EBITDA registrou uma queda de 5%, com a margem diminuindo de 7% para 6,7%. Durante o trimestre, a operação do BIG gerou um EBITDA de aproximadamente R$ 50 milhões, deixando de impactar negativamente nos resultados. Ao consolidar a operação em seu resultado em 2022, o EBITDA do BIG era positivo, mas sua performance deteriorou-se devido aos custos relacionados à integração. Eric afirmou que as lojas BIG convertidas em Atacadão estão operando com uma margem EBITDA a nível loja de 5%, superando o padrão de maturação das novas lojas, que geralmente gira em torno de 4,5% após um ano.

Leia mais  Vendas do Carrefour sobem 41% na prévia do 3T22; Confira os destaques

Carrefour traça perspectivas para vendas e margem Ebitda; entenda

por Miguel Gonçalves 06/12/2023

O gigante varejista Carrefour (CRFB3) recentemente compartilhou suas projeções ambiciosas para vendas e margens Ebitda nos anos vindouros, especificamente em 2024 e 2025. As expectativas são delineadas com detalhes que visam oferecer uma visão clara do futuro financeiro da empresa.

Até o final de 2024, o Carrefour almeja atingir vendas por metro quadrado em lojas convertidas do antigo Grupo BIG, agora sob a bandeira Atacadão, situadas entre R$ 28.000/m² e R$ 31.000/m², em bases anualizadas. Simultaneamente, a empresa estabelece como meta uma margem Ebitda (nível loja) na faixa de 5% a 6% até o término desse período.

Estratégia de conversão: o papel fundamental da transição para o atacadão

A transformação das lojas do Grupo BIG para a marca Atacadão é um ponto focal nas projeções do Carrefour. A empresa projeta não apenas uma mudança de rótulo, mas um salto significativo nas vendas por metro quadrado, indicando uma estratégia clara para otimizar o desempenho de suas unidades.

Leia mais  Carrefour Brasil modifica pagamento de JCP; ações fecham em alta

Olhando para o horizonte de 2025, as projeções tornam-se ainda mais ambiciosas. A expectativa é que as vendas por metro quadrado atinjam aproximadamente R$ 35.000/m² em bases anualizadas. Paralelamente, a empresa almeja uma expansão significativa nas margens Ebitda (nível loja), mirando uma faixa entre 7% e 8%.

A estratégia por trás dessas projeções não está apenas enraizada na expansão de vendas, mas na transformação efetiva das operações. A mudança de foco para a marca Atacadão reflete a busca do Carrefour por uma presença mais eficaz e adaptável no mercado, visando não apenas crescimento, mas também eficiência operacional.


Nos siga no Google News
Leia mais  Carrefour (CRFB3) está negociando venda de lojas do Big para Grupo Mateus

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Carrefour anuncia decisão de não comprar mais carnes do Mercosul

Paola Rocha Schwartz

Carrefour divulga vendas consolidadas de R$ 29,5 bi no 3T24

Márcia Alves

B3 lançará novo índice que agrega BDRs de empresas brasileiras: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Carrefour (CRFB3) reporta lucro líquido de R$ 151 mi no 2T24

Paola Rocha Schwartz

Anatel lista sites que mais vendem celulares irregulares

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado: Alta Tímida do Ibovespa e Variações Setoriais

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário