Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

CBA, do Grupo Votorantim, protocola IPO na CVM

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), parece estar se movimentando para a realização de seu IPO. A empresa protocolou nesta terça-feira, 18, junto a comissão de valores, o registro de companhia aberta. Assim, dando o primeiro passo de sua listagem. Confira mais detalhes agora.

O IPO da CBA

Primeiramente, é sempre interessante destacar o significado de certos termos populares do mercado para os novos investidores. O IPO, por exemplo, se trata da sigla em inglês para Initial Public Offering. Assim, esta oferta publica inicial, como na tradução livre, significa que a empresa citada está realizando a listagem de suas ações em uma bolsa de valores.

O IPO da vez é a da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. Esta que, foi criada em 1941, com plano inicial de explorar as jazidas de bauxita em Poços de Caldas (MG), a CBA tem sede em São Paulo e é parte do Grupo Votorantim, da família Ermírio de Moraes.

Leia mais  Caixa quer dupla listagem do IPO do Caixa Tem

Além de sua operação principal de produção de alumínio, a CBA tem suas próprias usinas hidrelétricas e assim, vende no mercado a energia excedente não usada por suas fábricas.

Contudo, retornando ao foco do IPO, a empresa dá entrada no processo de listagem um momento muito oportuno. Afinal, o release dos resultados da empresa referentes ao 1T21 acabaram de sair do forno. Além disso, os dados trazem números expressivos, considerando a receita líquida de R$ 5,4 bilhões no período.

Além do bom desempenho operacional, os fatores macroeconômicas também favorecem a entrada da empresa na bolsa. Afinal, no momento, as commodities estão supervalorizadas, devido à escalada da demanda da economia chinesa. Considerando a retomada econômica das grandes potências mundiais.

Segundo o protocolo registrado junto a CVM, o pedido da CBA de companhia de categoria A vem acompanhado de outro para realizar uma oferta pública de valores mobiliários. Assim, habilitando a empresa a vender ações no mercado de capitais, se tornando uma sociedade anônima.

Por fim, confira um pouco sobre outro braço das atividades da família Votorantim. Clique aqui e confira!

Leia mais  IPO da Cury (CURY3): ação sairá a R$ 9,35

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Warren Bowie and Smith está irregular no Brasil e tem chuva de reclamações

Paola Rocha Schwartz

Aniversário da CVM terá debates sobre tokenização e IA

Fernando Américo

Nova gigante farmacêutica: Hypera confirma fusão com EMS

Paola Rocha Schwartz

Ex-executivos da Americanas são acusados de insider trading, entenda

Paola Rocha Schwartz

Cosan inicia IPO da Moove e planeja precificação em outubro

Paola Rocha Schwartz

Novas regras de portabilidade da CVM padronizam o processo e dão transparência para investidor

Fernando Américo

Deixe seu comentário