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Comunicação interna é valorizada para melhorar relacionamento com colaboradores

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Quase 90% dos líderes afirmam valorizar significativamente o recurso como um fator crítico para o sucesso organizacional

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Foto: boggy/Freepik

No universo corporativo, a comunicação interna emerge como um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa, desempenhando um papel estratégico na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Por isso, cada vez mais, as organizações estão percebendo a importância de valorizar essa ferramenta – e outras, como cartão alimentação, vale refeição e vale cultura – para melhorar o relacionamento com seus colaboradores e fortalecer o engajamento dentro da equipe.

De acordo com um levantamento realizado pela Ação Integrada, em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2022, após entrevistar 285 representantes de organizações brasileiras, ficou evidente o crescente investimento das empresas do Brasil em programas de capacitação voltados para o aprimoramento da comunicação interna.

Os resultados da pesquisa, intitulada “Tendências em Comunicação Interna”, também destacam a relevância atribuída à comunicação eficaz dentro das empresas. Os dados mostram que 88% dos CEOs valorizam significativamente a comunicação interna como um fator crítico para o sucesso organizacional. Isso evidencia a crescente conscientização das lideranças sobre a importância de manter canais de comunicação sólidos e eficazes para fortalecer o ambiente interno e promover o engajamento dos colaboradores.

Ações que funcionam no dia a dia 

A relevância atribuída pelos gestores a essa questão é respaldada pelas práticas implementadas por eles no cotidiano das organizações. Os números refletem que os líderes estão investindo esforços para aprimorar os fluxos de comunicação. Os resultados indicam que 66% das empresas promovem transmissões ao vivo com CEOs ou líderes de negócios, enquanto 81% realizam reuniões regulares para discutir metas e resultados com suas equipes.

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Vale ressaltar, portanto, que a comunicação interna abrange uma variedade de canais, desde reuniões presenciais e e-mails até plataformas digitais e redes sociais corporativas. Por meio desses recursos, a empresa pode disseminar informações relevantes sobre seus projetos, objetivos, políticas e valores, garantindo que todos os membros do time estejam alinhados com a visão e a missão da organização.

Além disso, a comunicação possibilita que os colaboradores se sintam parte do processo decisório, permitindo que expressem suas ideias, sugestões e preocupações. Esse diálogo aberto cria um senso de pertencimento e valorização, contribuindo para o fortalecimento do espírito de equipe e a construção de uma cultura organizacional positiva.

Por isso, promover uma abordagem transparente e fornecer vantagens voltadas ao bem-estar dos colaboradores tem o potencial de fortalecer a confiança na empresa em que se trabalha. Um estudo conduzido pela startup de tecnologia especializada em gestão de transporte fretado “O Fretadão” entrevistou 209 profissionais de Recursos Humanos e constatou que o benefício mais valorizado é o cartão alimentação ou vale refeição, com uma aprovação de 90,4% dos entrevistados. 

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Essa iniciativa não apenas reflete a valorização das necessidades dos colaboradores, mas também contribui para criar um ambiente de trabalho mais confiável e gratificante.

Vantagens proporcionadas pela comunicação eficiente

Conforme materiais publicados em portais especializados no assunto, um dos principais benefícios da comunicação interna é a melhoria na gestão do clima organizacional. Quando os profissionais se sentem informados e envolvidos, há um aumento na motivação e na satisfação no trabalho, reduzindo o índice de rotatividade de funcionários e aumentando a produtividade.

Além disso, a comunicação interna é uma ferramenta importante para disseminar conhecimentos e habilidades dentro da empresa. A partir de treinamentos, workshops e compartilhamento de experiências, a organização pode promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, impulsionando o crescimento individual e o desempenho coletivo.

Outro aspecto relevante é que uma comunicação eficiente contribui para a transparência e a confiança entre a empresa e seus colaboradores. Quando a informação é compartilhada de maneira clara e honesta, os funcionários se sentem valorizados e têm mais confiança nas decisões e nas ações da organização.

Principais desafios na comunicação interna

A pesquisa da Ação Integrada com a Aberje identificou os principais desafios da comunicação interna organizacional. Entre eles, destaca-se o engajamento das lideranças como comunicadores, ressaltando a necessidade de uma liderança comunicativa que abrange desde os CEOs até os líderes de equipes.

Além disso, apontou-se a dificuldade em fazer a comunicação alcançar os públicos operacionais de maneira ágil e eficaz. A liderança deve ter um papel ativo nesse processo, buscando agilidade nas mensagens e focando nas informações essenciais para evitar a sobrecarga de informações.

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A horizontalização da comunicação também foi discutida, indicando que 28% das empresas planejam implantar programas de influenciadores internos e 22% planejam implementar programas de agentes de comunicação, descentralizando e tornando a comunicação mais colaborativa.

A questão de comunicar a estratégia e a cultura da empresa também se mostrou um desafio, sendo necessário definir prioridades narrativas. Temas como iniciativas de gestão de pessoas, cultura da empresa, estratégias e resultados, e diversidade e inclusão foram apontados como prioritários nesse sentido.

Além disso, é necessário gerenciar o excesso de informações. Para lidar com esse desafio, 78% das empresas estão ajustando a quantidade de conteúdos e 73% possuem calendários para organizar os temas ao longo do ano. Assim, os resultados demonstram a crescente valorização da comunicação interna no ambiente corporativo, bem como a busca por estratégias eficazes para enfrentar os desafios constantes.


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