Guia do Investidor
Copom 1
Notícias

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na reunião desta quarta-feira (20), o copom reduziu a Taxa Selic mais uma vez, deixando o patamar de 11,25% e indo para 10,75% ao ano.

Selic

Pela sexta vez, o Copom realizou mais um corte na taxa de juros, após ter rigoroso aperto da política monetária e quase um ano de manutenção no patamar de 13,75% ao ano. O ciclo de aperto monetário começou em Março de 2021 e seguiu até Agosto de 2022, após 12 altas seguidas.

O Copom enfatizou que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.

Leia mais  Brasileiros em Gaza estão na fronteira com Egito aguardando passagem

De acordo com o Banco Central, os principais economistas permanecem determinados para promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. E de acordo com o Copom, o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes.

“As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas encontram-se em torno de 3,8% e 3,5%, respectivamente, e a expectativa dos economistas é de que a taxa de juros termine o ano em 9%.” Diz Banco Central.

O ritmo de cortes de 0,50 pp, devem ser mantidos na próxima reunião, que foi marcada para Maio. Porém, os dirigentes devem avaliar se o corte será no mesmo patamar ou se o Copom vai diminuir os reajustes para 0,25 pp.


Leia mais  Eneva registra uma geração total de energia bruta de 1.609GWh
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

IGP-M: índice usado no reajuste do aluguel sobe 0,89% em maio

Agência Brasil

Brasil fecha abril com 240 mil empregos criados, aponta Caged

Agência Brasil

Vendas do Tesouro Direto somaram R$ 5,72 bilhões em abril

Agência Brasil

Mesmo na pandemia, emprego na construção cresceu 21,6%

Agência Brasil

1T24: Brasil registra maior alta de desemprego em 10 anos

Márcia Alves

Inflação acelera em maio por custos de saúde e combustíveis

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário