Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Conforme IBGE, 2018 encerrou com 12,2 milhões de desempregados

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

2018 fechou com 11,6% no índice de desemprego; devido trabalho autônomo, a taxa é menor comparada ao ano anterior.

Nesta quinta-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultados realizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Nela, foi apontado que o índice de desemprego encerrou com 11,6% no último trimestre de 2018. Cujo número anual foi de 12,3%. Tal porcentagem trata-se de 12,2 milhões de brasileiros.

Porém, apesar dos resultados negativos, a queda foi menor com relação ao ano anterior. Isso porque no mesmo período de 2017, a taxa encontrava-se a 11,9%, enquanto a anual era de 12,7%.

Desta forma, a quantidade de pessoas desocupadas caiu 2,4 pontos percentuais. Esse índice representa que mais de 287 mil conseguiram um emprego.

Leia mais  Para aquecer economia, Juro pode cair para até 4%

Entretanto, a mesma pesquisa revela que, se for comparado a 2014, a população desempregada alavancou. Pois há quatro anos, havia somente 6,7 milhões, e no ano passado esse número saltou para o dobro.

Trabalho autônomo

Segundo o IBGE, aproximadamente 894 mil pessoas foram empregadas a partir do quarto trimestre de 2017. É considerado que a razão para esse aumento é o trabalho informal e por contra própria.

Além disso, em 2018, a quantidade de pessoas trabalhando sem carteira assinada encontrava-se a 427 mil, ou seja, subiu 3,8% em vista do ano anterior. Já, a taxa de trabalhadores autônomos cresceu 2,8%, sendo assim, são 650 mil pessoas.

Conforme Cimar Azeredo, gerente de pesquisas, um dos motivos colaboradores para a geração de empregos é referente às promoções de Black Friday e ao Natal.

Subutilização

No quarto trimestre de 2018, o índice de subocupados aumentou 7 pontos percentuais. Sendo assim, foram 6,9 milhões de pessoas, atingindo um número histórico.

Essa categoria está relacionada àquelas pessoas que trabalham menos de 40 horas semanais, mas pretendem aumentar a carga. Enquanto isso, existe a população daqueles que deixaram de trabalhar por algum motivo extraordinário.

Leia mais  Economia brasileira perde fôlego com redução nos gastos públicos

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Após alta de 240%, é hora de comprar ações das Americanas?

Rodrigo Mahbub Santana

Campos Neto critica PEC que visa derrubar jornada ‘6 por 1’

Rodrigo Mahbub Santana

Ministro de Lula sugere substituir “alface por chicória” para controle da inflação

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar sobe para R$ 5,81 com falas de Haddad

Rodrigo Mahbub Santana

Servidores do IBGE fazem protesto contra Pochmann no Rio

Paola Rocha Schwartz

Economia brasileira perde fôlego com redução nos gastos públicos

Paola Rocha Schwartz

1 comentário

A alimentação é o maior investimento dos paulistanos, aponta IBOPE - Guia do Investidor - Onde investir melhor 19/02/2019 at 17:20

[…] disso, foi analisado que 40% da população não possui ocupação, podendo ser desempregados, aposentados ou estudantes. Dessa forma, o índice de desempregados fecha com 15%, onde um terço […]

Responder

Deixe seu comentário