Continua após o anúncio
A maior emissora de televisão do Brasil, a Globo, anunciou a aquisição de uma participação entre 15% e 18% na Eletromídia, um dos maiores players do mercado de publicidade out of home (OOH) do país. Metade da posição será comprada do controlador da Eletromídia, a gestora HIG Capital, que atualmente detém 55% do capital, e parte do CEO Alexandre Guerrero, que possui cerca de 6%. A outra metade será adquirida pela Globo no mercado. Após a transação, a família Marinho, que controla a Globo, terá um assento no conselho da Eletromídia e participação no comitê de estratégia e negócios.
O mercado está especulando se a aquisição da participação pela Globo indica um caminho para controle total da Eletromídia ou se é apenas um investimento passivo. De acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, as negociações entre as empresas já estão acontecendo há pelo menos dois anos. O fortalecimento da Eletromídia nos últimos anos com a compra da Ótima e a entrada em novos mercados, além da queda de mais de 30% da ação desde o IPO, tornaram o preço mais atrativo para a Globo.
O mercado reagiu positivamente à notícia, com a ação da Eletromídia subindo 15% na abertura, embora tenha devolvido parte dos ganhos e subido 10% no final do dia, dando à empresa um valor de mercado de R$ 1,8 bilhão. A XP Investimentos disse em nota que a entrada do maior grupo de mídia brasileiro na Eletromídia valida a tese de investimento e o potencial do segmento de mídia OOH, podendo alavancar novos negócios.
De acordo com uma fonte próxima à Eletromídia, a aquisição pode levar a sinergias de receita se a Globo indicar clientes para a empresa e ajudá-la a entrar em novos mercados, como o de billboards em estradas, que é muito relevante nos Estados Unidos, mas ainda pequeno no Brasil. No entanto, a fonte ressalta que não há sinergias de operação nem de SG&A, já que se trata de uma aquisição de participação, e não de uma fusão.
Embora o CEO e o controlador estejam vendendo suas participações na Eletromídia, a venda é relativamente pequena, com Guerrero vendendo cerca de 20% de sua posição e a HIG Capital mantendo uma participação relevante na empresa. A aquisição da participação pela Globo pode trazer novas oportunidades de negócios para a Eletromídia e fortalecer sua posição no mercado de publicidade OOH no Brasil.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.