Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Das ruas para as Telinhas: Globo anuncia aquisição de participação na Eletromídia

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A maior emissora de televisão do Brasil, a Globo, anunciou a aquisição de uma participação entre 15% e 18% na Eletromídia, um dos maiores players do mercado de publicidade out of home (OOH) do país. Metade da posição será comprada do controlador da Eletromídia, a gestora HIG Capital, que atualmente detém 55% do capital, e parte do CEO Alexandre Guerrero, que possui cerca de 6%. A outra metade será adquirida pela Globo no mercado. Após a transação, a família Marinho, que controla a Globo, terá um assento no conselho da Eletromídia e participação no comitê de estratégia e negócios.

O mercado está especulando se a aquisição da participação pela Globo indica um caminho para controle total da Eletromídia ou se é apenas um investimento passivo. De acordo com uma fonte familiarizada com o assunto, as negociações entre as empresas já estão acontecendo há pelo menos dois anos. O fortalecimento da Eletromídia nos últimos anos com a compra da Ótima e a entrada em novos mercados, além da queda de mais de 30% da ação desde o IPO, tornaram o preço mais atrativo para a Globo.

Leia mais  Globo amplia participação na Eletromidia (ELMD3)

O mercado reagiu positivamente à notícia, com a ação da Eletromídia subindo 15% na abertura, embora tenha devolvido parte dos ganhos e subido 10% no final do dia, dando à empresa um valor de mercado de R$ 1,8 bilhão. A XP Investimentos disse em nota que a entrada do maior grupo de mídia brasileiro na Eletromídia valida a tese de investimento e o potencial do segmento de mídia OOH, podendo alavancar novos negócios.

De acordo com uma fonte próxima à Eletromídia, a aquisição pode levar a sinergias de receita se a Globo indicar clientes para a empresa e ajudá-la a entrar em novos mercados, como o de billboards em estradas, que é muito relevante nos Estados Unidos, mas ainda pequeno no Brasil. No entanto, a fonte ressalta que não há sinergias de operação nem de SG&A, já que se trata de uma aquisição de participação, e não de uma fusão.

Embora o CEO e o controlador estejam vendendo suas participações na Eletromídia, a venda é relativamente pequena, com Guerrero vendendo cerca de 20% de sua posição e a HIG Capital mantendo uma participação relevante na empresa. A aquisição da participação pela Globo pode trazer novas oportunidades de negócios para a Eletromídia e fortalecer sua posição no mercado de publicidade OOH no Brasil.

Leia mais  Globo "passou a perna" nos minoritários da Eletromidia: entenda

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Globo adquire controle total da Eletromidia por R$ 4 bi

Paola Rocha Schwartz

Eletromidia assume mobiliário urbano do RJ por R$ 888 mi

Márcia Alves

Eletromidia participa de concorrência pública feita pela prefeitura do RJ

Márcia Alves

Eletromidia (ELMD3) adquire 4yousee para fortalecer gestão de conteúdo

Paola Rocha Schwartz

Eletromidia tem rating de crédito atualizado

Márcia Alves

Eletromídia divulga lucro de R$ 93,4 milhões no 4T23

Márcia Alves

Deixe seu comentário