Continua após o anúncio
Com a recente explosão das fintechs e “bancos digitais” a relação existente dos investidores com os grandes bancos tradicionais foram enfraquecendo. Afinal, quem não possuía uma ligação direta (ou até mesmo uma amizade) com gerentes de investimentos? Após surfar na onda da explosão deste movimento de digitalização, a XP Inc (XPBR31) parece ter encontrado um impasse, e está apostando no bom e velho “cara a cara” para voltar a crescer no mercado. Afinal, se a sigla XP vem da palavra experience, é exatamente o que a companhia busca para ofertar a seus clientes! Confira agora mais detalhes!
A XP Inc. tem 3,5 milhões de clientes e R$ 873 bilhões sob custódia. A empresa conseguiu atingir esse número explorando o mundo digital e a capilaridade de seus mais de 700 escritórios de agentes autônomos. E, no atual momento em que o mercado como um todo foca nas operações digitais, a companhia vai dar atenção ao mundo físico. Não que o grupo de Guilherme Benchimol esteja deixando de apostar na tecnologia. Ao contrário. É que a companhia, avaliada em US$ 13,84 bilhões na Nasdaq, está adicionando mais uma peça na sua estratégia de buscar aumentar a sua base de clientes. A XP está anunciando hoje a abertura de seu primeiro espaço físico ao público. Chamada de loja, ela abre as portas na Cristal Tower, integrada no shopping Manauara, em Manaus (AM), e conta com 250 metros quadrados. Trata-se da primeira de uma leva de 100 unidades que serão erguidas nos próximos cinco anos, conforme anteciparam os executivos da XP.
Trata-se de um movimento ousado para ganhar participação de mercado longe dos eixos mais populosos do Sul e Sudeste.
“Hoje, temos 15% de share do mercado brasileiro”, diz Guilherme Sant’Anna, sócio diretor da XP Inc.. “Nos lugares que somos mais presentes, temos 25% de participação e em outras regiões fora dos grandes centros temos entre 4% e 7%.”
No entanto, fora dos grandes centros urbanos e tecnologicos, existe um grande mercado a ser conquistado e a estratégia busca visar estes clientes que fogem do perfil tradicional dos investidores do século XXI.
A loja conceito vem junto com um esforço da companhia para aumentar o número de assessores de investimentos em Manaus – uma estratégia que será replicada em outras regiões.
“Dobramos a nossa capacidade comercial lá de 20 para 40 pessoas nos últimos 12 meses”, diz Julio Mello, head de B2C da XP.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.