Guia do Investidor
santander gdi 2
Notícias

Debêntures incentivadas continuam atrativas, diz Santander Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Relatório mostra que títulos de crédito privado seguem oferecendo oportunidades para investidores, mesmo após mudança de regras do CMN.

Estudo do Santander Brasil mostra que as debêntures incentivadas seguem como boas oportunidades de investimentos, mesmo após as restrições impostas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em outros títulos de crédito privado como CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), LCI (Letras Financeiras Imobiliárias) e LCA (Letras Financeiras do Agronegócio). 

Samuel Ferrarezi, estrategista de Investimentos do banco, comparou as taxas pagas pelos títulos do Tesouro Nacional atrelados à inflação, as NTN-Bs, com as debêntures incentivadas de janeiro de 2021 a fevereiro de 2024. E, mesmo após a resolução do CMN – que ocorreu 1º de fevereiro deste ano – o chamado spread de crédito permanece atrativo, ou seja, as debêntures incentivadas seguem atrativas para investidores. O spread de crédito é caracterizado pela diferença entre as taxas de juros dos títulos livres de risco e os corporativos, mostrando um prêmio de investimento nos títulos incentivados em relação aos públicos.  

Leia mais  Telegram ameaça deixar Brasil se PL das Fake News for aprovada

Como exemplo, Ferrarezi comparou a evolução de uma NTN-B com prazo médio de 5 anos que pagava por volta de IPCA mais 5,10% ao ano, enquanto as debêntures incentivadas com mesmo prazo médio apresentaram rendimento aproximado de IPCA mais 5,67% ao ano, com a vantagem da isenção do imposto de renda para pessoa física, o que eleva o ganho. “Dadas as projeções de mercado para esse período (duration de 5 anos), esse retorno é equivalente a aproximadamente 120% do CDI bruto”, diz o especialista. 

“Dessa forma, entendemos que a alocação em crédito privado se demonstra ainda bem interessante e com boa relação risco x retorno. Além de atraentes, as debêntures são isentas de imposto de renda para pessoas físicas, há boas opções levando em consideração o risco de crédito das empresas no atual momento da seleção e nível de liquidez no mercado secundário. Mostrando uma janela de oportunidade mesmo após a resolução do CMN”, afirma Ferrarezi no estudo. 

Debêntures incentivadas 

As debêntures incentivadas são papeis emitidos por empresas com capital aberto, ou seja, que tenham ações negociadas na bolsa de valores. Mas diferentemente das ações, quem compra uma debênture se torna um credor da empresa e não um acionista. Essas debêntures têm este nome porque contam com incentivos fiscais para promover setores estratégicos da economia, em especial, nos segmentos ligados à infraestrutura como energia, rodovias, transportes, água, ferrovias, portos, aeroportos etc. Quem investe como pessoa física não paga Imposto de Renda, o que torna este investimento bastante atrativo.

Leia mais  Mercado global de IPOs sofre queda no primeiro trimestre do ano, aponta estudo da EY

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Gasolina no Brasil supera preços internacionais, diz Abicom
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale negocia proposta de indenização para desastre de Mariana

Márcia Alves

Mahle anuncia pagamento de dividendos adicionais

Márcia Alves

Petrobras assina memorado para projeto de eólica offshore no RN

Márcia Alves

Rombo nas contas públicas chega a R$ 1,5 bi em Março

Márcia Alves

Pedidos de Recuperação Judicial disparam 94,7% em Março

Márcia Alves

Desoneração da folha causará demissões, dizem sindicatos

Márcia Alves

Deixe seu comentário