Continua após o anúncio
A matéria de educação financeira irá se tornar obrigatória em 2020 nas escolas de todo o país. Dessa forma, isso ajudará os alunos a aprenderem a lidar melhor com o dinheiro e assim aprenderem a poupar.
Nesse sentido, o Governo pretende incentivar as novas gerações a cuidarem melhor do seu dinheiro, visando uma independência financeira. Então vamos saber mais sobre esse projeto e como ele funcionará.
Disciplina de Educação Financeira entrará na grade escolar em 2020
Em resumo, no ano de 2020 a matéria chamada de Educação Financeira será obrigatória no ensino fundamental. Desse modo, as crianças e adolescentes terão aulas onde aprenderão sobre finanças, consumo e trabalho.
Assim, elas desenvolverão uma maior consciência e poderão se tornar independentes financeiramente no futuro. Nesse sentido, o grande objetivo é justamente auxilia-los a aprender a poupar, ganhar e gastar com inteligência.
Além disso, ensinar a importância de consumir as coisas com moderação também está associado a tudo isso. Enquanto que serão tratados assuntos a respeito de planejamento, desemprego e desequilíbrio nas finanças.
Dessa maneira, busca-se trazer uma opinião crítica e uma atuação mais responsável a respeito desses temas. De fato, essa adaptação deverá ser feita por todas as escolhas do ensino fundamental do Brasil.
E seguirão o BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que mantém essas diretrizes e ensinam a utilizar melhor o dinheiro. Então, os alunos tanto das escolas particulares quanto públicas deverão participar desse processo.
Além disso, os pais também devem auxiliar nesse aprendizado e são fundamentais em todo o processo. Assim, os professores também aprenderão e os alunos ensinarão os seus pais sobre o que foi lecionado.
As matérias de matemática e ciências da natureza agregarão esses conhecimentos que pode também aparecer na matéria de história. Certamente, quanto mais cedo se aprende maior são as chances de obter bons resultados. Portanto, o Governo implementou essa nova obrigatoriedade e isso deverá ser posto em prática em 2020.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.