Guia do Investidor
eletrobras
Notícias

Eletrobras(ELET3; ELET6): vale a pena comprar ações usando o FGTS?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com o processo de privatização da Eletrobras, trabalhadores que recebem o FGTS podem sacar até 50% do valor para investir em ações da empresa. O investimento pode acontecer por meio dos Fundos Mútuos de Privatização (FMP), ou seja, o trabalhador compra cotas desse fundo podendo ganhar rendimentos a partir da venda dessas cotas.

O valor mínimo de investimento é R$ 200 e é preciso ter o mínimo de R$ 400 para investir. Para vender ações, o trabalhador precisa ainda esperar 6 meses para isso, além do prazo mínimo de 12 meses para resgatar o dinheiro de volta. O valor irá para o saldo do FGTS. A abertura de reservas da oferta acontece entre os dias 3 e 8 de junho. 

Leia mais  Estudo mostra que 33% dos trabalhadores não sabem como utilizar o FGTS

Mas vale a pena investir na Eletrobras usando o FGTS? Para Vitorio Galindo, analista de investimentos CNPI e head de análise fundamentalista da Quantzed, se o investidor achar que Eletrobras é um investimento atrativo, que a empresa tem bons fundamentos e margem de segurança e já gostaria de investir nessa empresa de toda forma, independentemente de qual dinheiro usaria, aí sim pode ser uma oportunidade aproveitar o FGTS para o investimento. 

“Por outro lado, se ele avaliar que a ação não é bom investimento, então não vale a pena entrar só por conta da facilidade do FGTS. Só é boa oportunidade se realmente tiver estudado, analisado bem e concluído que ações são uma boa. Porque aí o FGTS vem como recurso a mais para fazer o investimento. Só o fato de poder usar o FGTS por si só não é garantia de oportunidade se o investidor não vê a ação como positiva

Explica Galindo.

Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me Banco, escola de educação financeira, acredita que o investidor tem que possuir um perfil no mínimo moderado para fazer esse tipo de alocação, mesmo com a Eletrobras pagando ótimos dividendos.

“Além disso, tem que entender o cenário atual, com a instabilidade global que estamos passando, e as taxas de juros subindo, o que joga contra a bolsa. Logo, as ações podem ser impactadas por esse cenário adverso. Tem que tomar cuidado para não vender no pior momento, que será o famoso ‘vender na baixa e comprar na alta’“.

Diz

Com o investidor tendo esses cuidados, ele recomenda o uso do percentual.

Como o FGTS é o rendimento do trabalhador e é muito utilizado em momentos mais complicados, ele também recomenda no máximo 5% dos recursos nas ações da Eletrobras dependendo do perfil.

Apesar de a oportunidade ser boa, o FGTS é um recurso que faz um ‘colchão forçado’ de rendimentos, ou seja, muitos trabalhadores não costumam guardar recursos, e o FGTS pode ‘salvar’ essas pessoas, por isso todo cuidado é pouco

Afirma Louzada.

Leonardo Piovesan, analista fundamentalista da Quantzed, ressalta que a rentabilidade da ação deve ser maior do que a do próprio FGTS e, por isso, vê boa oportunidade na compra:

“Atualmente o FGTS rende somente 3% ao ano e, uma vez privatizada, espera-se que a Eletrobras melhore significativamente seu resultado nos próximos anos e as ações da companhia se valorizem numa mesma magnitude.

Leia mais  Quer comprar ações da Eletrobras com o FGTS? tome cuidado com o prazo de reserva
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Após privatização, lucro da Eletrobras bate recorde

Márcia Alves

Eletrobras pós-privatização: Lucro dispara, investimentos decolam e PDVs remodelam estrutura

Rodrigo Mahbub Santana

FGTS Futuro: o que esperar desse novo programa?

Guia do Investidor

FGTS Futuro 2024: Saiba o que é programa para Minha Casa Minha Vida

Lara Donnola

FGTS Digital: 5 vantagens para contadores e empresas

Guia do Investidor

Saiba o que irá mudar com o FGTS Digital

Márcia Alves

Deixe seu comentário