Guia do Investidor
infraestrutura 1
Fundos de Investimento

FIP IE o que é | FIP IE Listados: o que são fundos de Investimento em participações?

Você sabe FIP IE o que é | FIP IE Listados? Os ditos fundos de em participação ainda são uma alternativa de investimento pouco comentada no de capitais. No entanto, se você já é um investidor mais experiente, está ciente que é exatamente nestas opções “esquecidas” que vivem algumas das principais oportunidades de investimento da !

Pensando nisso, nós do Guia do investidor, elaboramos este rápido guia. Assim, te introduzindo a este conceito, e que você entenda de uma vez por todas FIP IE o que é | FIP IE Listados! Portanto, confira agora mais detalhes!

FIP IE o que é?

Primeiramente, você deve estar se perguntando: FIP IE o que é | FIP IE Listados? Os FIPs IE, são uma sigla que representa a classe de fundos de investimento em participação em infraestrutura.

FIP IE o que é | FIP IE Listados

O termo é longo e realmente parece ser complicado. No entanto, como diria o Chapolin: mantenha a calma e respire um pouquinho.

Para entender verdadeiramente os fundos de participação em infraestrutura, basta lembrar de seu irmão mais velho: os fundos de investimentos imobiliários!

Leia mais  Os melhores fundos imobiliários (Flls) de abril de 2019

Assim como os , os FIP IE são fundos de investimento, que tem como objetivo captar uma demanda específica de investimento. No entanto, é cada macaco em seu galho: os FIIs estão focados no mercado imobiliário, enquanto os FIP, são feitos para captar a demanda do segmento de infraestrutura.

Então, qual o motivo que vale a pena manter os dois olhos abertos aos FIP, ao invés de se manter focado nos clássicos FIIs?

FIP IE x FIIs

Em meio às recentes mudanças dramáticas nos níveis de taxas de no Brasil, a classe de dos fundos de investimento em infraestrutura, FIPs-IE, ainda é pouco conhecida e cada vez mais fora do radar dos investidores individuais. Dispondo de um número crescente de fundos estruturados com alto potencial de ganhos.

Diferentemente dos Fundos de Investimento Imobiliário-FIIs, que buscam negócios imobiliários, os FIP-IEs investem em projetos de infraestrutura, que são tradicionalmente projetos de longo prazo, alta e geração de caixa estável.

FIP IE o que é | FIP IE Listados

Esses fundos podem ser muito diferentes entre si e dependem do tipo de projeto em que investem: portos, produção e transmissão de energia, além de algumas outras formas especificadas pela legislação.

Leia mais  Carteira de Fundos Imobiliários da RICO para Março de 2019

Claramente, por se tratar de uma nova classe de ativos, esses produtos ainda estão sendo erroneamente comparados aos FIIs, principalmente por investidores que caem na armadilha de perseguir altos rendimentos em troca de menores taxas internas de retorno. Claro, é bom ver o pagamento de altas mensalidades (rendimento) ao invés de esperar o projeto amadurecer com o tempo, mas no final das contas mais rentabilidade para os investidores (taxa interna de retorno) se torna mais interessante. Por exemplo, os benefícios são claramente necessários para quem depende da renda mensal para cobrir suas despesas. Mas para aqueles que podem esperar se beneficiar de retornos mais altos no longo prazo, o que importa é a taxa interna de retorno.

As vantagens de investir em FIPs IE

Além disso, o FIPs-IE oferece isenção de imposto de renda para pessoas físicas e alíquota de 0% sobre ganhos de capital, além de permitir que pequenos investidores participem de projetos de infraestrutura antes restritos a grandes investidores. Respeitando a especificidade de cada projeto, essa democratização permite que as pessoas tenham acesso a operações de longo prazo, liquidez flexível e alinhamento de interesses entre o fundo e suas investidas.

Ademais, observe o seguinte estudo de caso: O BRZ Infra Portos FIP (BRZP11) é um exemplo claro nessa nova categoria. O BRZP11 foi estruturado em 2020 pela BRZ para atuação no setor portuário brasileiro, um subsetor resiliente dentro da infraestrutura, inclusive com crescimento em momentos como o que passamos em 2020. O Fundo, que utilizou os recursos captados no IPO para comprar participação no Porto Itapoá, um dos maiores, mais eficientes e mais rentáveis terminais portuários de contêineres do Brasil, permitiu ao investidor pessoa física comprar indiretamente do Porto Itapoá e, desta forma, participar do seu crescimento.

Leia mais  Dá para viver de renda com Fundos Imobiliários?

FIP IE Listados

Por fim, se estes motivos citados acima foram o suficiente para entender FIP IE o que é, talvez você esteja se perguntando quais são os FIP Listados na Bolsa de Valores. Atualmente, existem 19 FIP listados na B3, a bolsa de valores brasileira. Estes fundos, conforme citados, tem um planejamento em infraestrutura e levam este conceito em sua formação! Confira na tabela abaixo todos os fundos da B3:

Razão SocialFundoCódigo
ATHON ENERGIA ESG I FDO INV PART EM INFRAESTRUTURAFIP ATHONAATH
BRZ INFRA PORTOS FDO, INV. EM PART. INFRAESTRUTURAFIP BRZ IEBRZP
BTG PACTUAL IE DIV. FDO INV. PART. IEFIP BTGDV IEBDIV
ENDURANCE DEBT FDO. INVEST. PART. INFRA.FIP END DEBTENDD
FDO INV PART BKO I MULTIESTRATEGIAFIP BKO BREIBKOI
FDO INV PART IE BB VOTORANTIM ENERG SUSTENT IFIP IE IESUU
FDO INV PART IE BB VOTORANTIM ENERG SUSTENT IIFIP IE IIESUD
FDO INV PART IE BB VOTORANTIM ENERG SUSTENT IIIFIP IE IIIESUT
FDO INV PART NOVA RAPOSO – MULTIESTRATEGIAFIP NVRAPOSONVRP
GTIS ENERGIA FDO. INVEST EM PART. INFRAESTRUTURAFIP GTIS IEGTIS
INVESTIDORES INSTITUCIONAIS FDO INV PART MULTIESTRFIP INSTITUTOPEQ
KNOX DEBT FDO. INVEST. PART. INFRAESTRUTURAFIP IE KNOXKNOX
OPPORTUNITY HOLDING FDO INV PART MULT INV NO EXTFIP OPP HOLDOPHF
PATRIA INFRAESTRUTURA ENERGIA CORE FIP INFRAFIP PATR INFPICE
PERFIN APOLLO ENERGIA FIP EM INFRAESTRUTURAFIP PERFINPFIN
PORTO SUDESTE ROYALTIES – FIP-IEFIP PORT SUDFPOR
PRISMA PROTON ENERGIA FDO. INVEST. PART. INFRA.FIP PRISMAPPEI
VINCI ENERGIA FDO INV PART IEFIP VINCI IEVIGT
XP INFRA II FDO DE INV PART IEFIP XP INFRAXPIE

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Covid-19: o que mudou no mercado imobiliário brasileiro?

Guia do Investidor

Fundos registram mais resgates do que aportes em julho

Guia do Investidor

Buscando por FIIs? Confira os melhores para Agosto

Leonardo Bruno

Fundos têm captação líquida positiva R$ 32,3 bilhões entre os dias 4 e 8 de julho

Guia do Investidor

🎧 Ainda vale a pena investir em FIIs em 2022? Descubra no novo episódio do Grana com Vc

Guia do Investidor

Fundos de investimento têm captação líquida positiva de R$ 8 bilhões no primeiro semestre

Guia do Investidor

Deixe seu comentário