Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fugindo do Brasil: número de brasileiros morando no exterior bate recorde

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Brasileiros no exterior atingem marca recorde de 4,5 milhões. Portugal lidera como destino preferido e Itamaraty se empenha em melhorar a coordenação dos postos de atendimento.

Um relatório recente do Itamaraty revela que o número de brasileiros vivendo no exterior atingiu um recorde de 4,5 milhões de pessoas, um aumento de 300 mil em relação a 2020. O destino favorito continua sendo Portugal, com um total estimado de 350 a 400 mil brasileiros residindo legalmente no país.

O embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, ressaltou que muitos brasileiros estão em busca de uma vida melhor, além de um crescente número de nômades digitais e profissionais altamente qualificados que buscam oportunidades no exterior.

Portugal lidera como principal destino dos brasileiros em busca de novas oportunidades

O número de brasileiros vivendo fora do país atingiu um novo recorde, com um total de 4,5 milhões de pessoas, segundo dados recentes do Itamaraty. Esse número representa um aumento significativo em relação ao último dado oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrava 4,2 milhões de brasileiros no exterior em 2020.

De acordo com o embaixador Leonardo Gorgulho, secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, entre 350 mil e 400 mil desses brasileiros estão morando legalmente em Portugal. Gorgulho acrescenta que o número real de cidadãos brasileiros em Portugal pode ser ainda maior, uma vez que há pessoas sem documentação legal e aquelas com dupla nacionalidade, que não são contabilizadas como imigrantes.

Leia mais  Banco Mundial: covid-19 pode resultar em geração perdida de jovens

O aumento na emigração é atribuído a uma variedade de fatores, com muitos brasileiros buscando uma vida melhor em outro lugar. Além disso, há um fluxo de nômades digitais e profissionais altamente qualificados, que, segundo a economista Sandra Utsumi, diretora executiva do Banco Haitong em Portugal, estão “fugindo do Brasil”.

Em resposta a esse movimento de emigração, o governo brasileiro tem trabalhado para melhorar a coordenação dos mais de 190 postos de atendimento que o Brasil mantém no exterior. O objetivo é estar mais presente junto às comunidades brasileiras, com uma estrutura baseada em modernidade, agilidade e acessibilidade.

Por exemplo, uma pessoa que emitiu um documento em Milão, na Itália, pode agora solicitar uma segunda via em Lisboa, sem precisar reiniciar o processo, graças à integração do sistema.

Gorgulho, que atualmente está em Portugal para uma reunião com representantes dos três consulados brasileiros no país, disse que tem mantido conversas frequentes com autoridades locais para estreitar as relações e garantir que os interesses dos cidadãos brasileiros sejam atendidos de maneira mais rápida e eficiente. Como resultado dessas conversas, já houve avanços, como o reconhecimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em território português.

“Nos últimos 18 meses, foram três conversas muito proveitosas, que resultaram em avanços, como o reconhecimento da carteira nacional de habilitação (CNH) em território português. Tal proximidade não ocorre com nenhum outro país”, assinalou

Segundo o secretário, as conversas envolvem integrantes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Segurança Social (Previdência) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). “São pessoas muito interessadas na integração entre os dois países.”

Leia mais  Deve caber à Receita Federal transação tributária dos créditos que administra

Embaixador Wladimir Valler Filho, cônsul-geral em Lisboa, acrescenta que muitos dos serviços demandados pelos brasileiros no exterior estão agora disponíveis por meio da plataforma online e-consular, que reduziu significativamente a necessidade de os cidadãos se dirigirem pessoalmente aos postos de atendimento.

“Com o e-consular, demos previsibilidade às pessoas, pois sabem, exatamente, o único dia que precisam ir ao consulado. E não ficam lá mais do que 15 minutos, se não for nenhum caso excepcional. Os brasileiros não precisam mais faltar ao trabalho, pois o agendamento é feito de acordo com seus interesses”.


Nos siga no Google News
Leia mais  Pacheco define relator; proposta de ICMS de combustíveis será debatida

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária vai impactar a rotina de empresas de todo o Brasil

Fernando Américo

Pix é utilizado por 90% da população adulta do país em apenas 4 anos

Fernando Américo

Panvel registra recordes em relatório do 3T24

Fernando Américo

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Fernando Américo

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

Fernando Américo

Escala de trabalho 4×3 funcionaria para trabalhadores brasileiros?

Fernando Américo

Deixe seu comentário