Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo Federal zera impostos federais sobre paineis solares

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu os painéis fotovoltaicos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), zerando a cobrança dos tributos federais IPI e PIS/Cofins até dezembro de 2026.

A medida, que visa estimular a produção de energias renováveis, tem potencial para impactar fortemente a Economia Verde do país e gerar empregos de qualidade.

Menos impostos finalmente

O governo brasileiro anunciou a inclusão dos painéis fotovoltaicos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), que oferece benefícios fiscais para a produção de itens tecnológicos.

A medida zera a cobrança dos tributos federais IPI e PIS/Cofins até dezembro de 2026 para todos os painéis solares fabricados por empresas habilitadas ao programa e com projeto aprovado.

A inclusão dos painéis solares no PADIS tem o objetivo de alavancar a tecnologia nacional e estimular a produção de energias renováveis, contribuindo para cumprir as metas dos acordos climáticos internacionais.

Leia mais  N26: Maior fintech da Europa está preparando chegada no Brasil

De acordo com o governo, espera-se um “aumento significativo na produção nos próximos anos, com a geração de empregos de qualidade”.

A medida faz parte dos esforços do governo brasileiro para descarbonizar a economia e estimular a produção de energias renováveis, em sintonia com os esforços internacionais de combate às mudanças climáticas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a redução nos custos de produção pode ser repassada ao consumidor final, o que pode estimular a adoção da energia solar no país.

Além dos painéis fotovoltaicos, o decreto de inclusão de novos itens no PADIS inclui produtos como mástique de vidraceiro, cimento de resina para uso em módulos fotovoltaicos, silicone, chapas, folhas, tiras autoadesivas de plástico à base de polímero, entre outros.

A inclusão dos painéis fotovoltaicos no PADIS é uma medida positiva para estimular a produção de energias renováveis no Brasil e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a medida pode gerar empregos de qualidade e estimular o desenvolvimento tecnológico do país.

Leia mais  Endividamento do brasileiro bate recorde em 2022

No entanto, é importante ressaltar que a redução nos custos de produção pode não ser repassada integralmente ao consumidor final, o que pode limitar o impacto da medida na adoção da energia solar no país. Além disso, é necessário que o governo brasileiro adote medidas complementares para incentivar a geração de energia solar em residências e empresas, como a criação de linhas de crédito e a simplificação dos processos de instalação dos sistemas.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Sabesp capta R$ 2,94 bilhões em debêntures sustentáveis e azuis

Leia mais

Impactos da demissão de Prates e mais: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

BEEF3: Ações da Minerva disparam na Bolsa

Márcia Alves

Brasil terá maior imposto de importação do mundo, diz Aliexpress

Márcia Alves

Governo Federal prorroga pagamento de tributos no RS

Márcia Alves

GPS Participações adquire 100% do Grupo GRSA

Márcia Alves

Postos Texaco voltarão ao Brasil

Márcia Alves

Deixe seu comentário