Continua após o anúncio
O mercado brasileiro fechou em queda nesta quarta-feira (23) após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. A decisão afetou negativamente ações mais sensíveis à demanda por crédito, que vinham subindo na expectativa de queda dos juros. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de 2,29%, aos 97.926,34 pontos.
Entre as empresas mais afetadas, destacam-se os varejistas e companhias aéreas. A Magazine Luiza (#MGLU3) liderou as perdas, com queda de 13,37% e a Gol (#GOLL4) caiu 10,08%. A BR Foods (#BRFS3) também sofreu, fechando em queda de 9,61%. Em contrapartida, a JBS (#JBSS3) sentiu apenas um leve impacto, com queda de 1,57%.
As empresas defensivas tiveram desempenho positivo em meio à alta do dólar. A Embraer (#EMBR3) fechou em alta de 1,78%, a TIM (#TIMS3) subiu 0,71% e a Vivo (#VIVT3) teve ganho de 0,55%.
Entre as blue chips, todas fecharam em queda expressiva, com destaque para Petrobras (#PETR4 e #PETR3), Vale (#VALE3), Itaú Unibanco (#ITUB4) e Banco Bradesco (#BBDC4).
No geral, a decisão do Copom afetou negativamente o mercado, com investidores optando por uma postura mais avessa ao risco. No entanto, a retirada do embargo da carne brasileira pela China beneficiou empresas do setor, como a Minerva (#BEEF3), que fechou em alta de 1,33%.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.